Obtenha serenidade e equilíbrio com a Respiração Polarizada

destaque_polarizada copy

O Sukha Purvak ou a Respiração Polarizada é um Pranayama, ou seja, um exercício de respiração. Embora possa ser praticado facilmente, o sukha purvak é muito poderoso e não deve ser feito em exagero. Ele promove o equilíbrio psicossomático entre pólos opostos, cura disfunções e desordens do organismo.

polarizada copy

Execução: como qualquer exercício de respiração, deve ser precedido por um esvaziamento completo dos pulmões. Inicie inspirando com a narina esquerda, procurando mentalmente atrair o prana (energia vital) universal. Retenha a respiração, bloqueando ambas as narinas. Depois expire pela narina direita e repita o procedimento descrito acima. Agora inspire pela direta e em seguida faça o mesmo procedimento bloqueando ambas as narinas e expirando pela esquerda, completando o ciclo. Siga alternando.

Para fecha uma narina deixando a outra livre, use a mão direita. Dobre o dedo indicador e o médio e leve à altura do nariz. Quando quiser bloquear a direita, pressione com o polegar e quando quiser vedar a esquerda, use o anular que está junto ao mindinho. Para bloquear ambas, comprima ao mesmo tempo.

 

Este texto foi retirado do livro “Yoga para Nervosos”, de Hermógenes. Um pranayama é melhor aproveitado quando faz parte de uma série ou sequência elaborada de asanas.

1 Comment

  1. Pingback: A rotina ideal segundo o ayurveda | Estar Bem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>