Bhujangásana ou Pose da Cobra

destaque_cobra

A pose da cobra é um ásana muito comum e presente em grande parte das séries de yoga. Sua execução é simples e os benefícios são muitos, como irrigação sanguínea dos músculos das costas, além de estimular a tireoide, portanto ideal para pessoas que possuem hipotireoidismo.

cobra copy

Execução: deite-se de barriga para baixo, colocando as palmas das mãos na altura das axilas. Junto com uma inspiração profunda levante a cabeça devagar e depois, vagarosamente, o restante do tronco, sem deslocar do chão a região da pélvis até os pés. Inicialmente se valha mais dos músculos das costas e, em seguida, use as mãos para completar o movimento  Não afaste um pé do outro. O mais importante é acentuar a curva imposta à espinha e mantê-la o maior tempo que puder, cinco segundos no mínimo. Para descer, comece apoiando pelas mãos e, depois, com a ajuda dos músculos dorsais e lombares, até que a fronte toque o solo. Desfeita a posição, relaxe deitando com a cabeça de lado.

Este texto foi retirado do livro “Autoperfeição com Hata Yoga”, de Hermógenes. Um pranayama é melhor aproveitado quando faz parte de uma série ou sequência elaborada de asanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>