De olho nos ingredientes: será que devemos confiar na embalagem?

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A febre dos alimentos integrais, lights, diets e afins já invadiram os mercados faz tempo. Porém, muito cuidado. Às vezes, comprar um produto deste tipo pode não ser uma escolha tão saudável assim. Para começar, o consumidor precisa saber de uma informação valiosa acerca dos ingredientes descritos no produto: sua ordem é decrescente de acordo com a quantidade, ou seja, aquele primeiro item informado é o que mais tem no alimento. Isso é lei, então sempre será assim em todos os produtos que comprar.

Sabendo disso é prudente que sempre se verifique os ingredientes do produto que você vai comprar para saber se aquele alimento é realmente uma boa opção. Pães integrais muitas vezes contem muito mais farinha branca que integral realmente, e em alguns casos possuem gordura vegetal hidrogenada, um veneno para a saúde.

Achocolatados em pó, geralmente usados no leite como primeiro alimento do dia das crianças, quase sempre tem mais açúcar que qualquer outra coisa. Não há mais dúvidas sobre os malefícios do açúcar refinado atualmente, não? O médico Eduardo Almeida explica que farinhas e açúcar refinados são péssimos para a saúde, pois contribuem para um aumento na produção de insulina que resulta no adoecimento do corpo (ouça a entrevista com o médico aqui).

Ao comprar um alimento integral ou dar achocolatado para o filho no café da manhã, a intenção é sempre das melhores. Ninguém pretende se fazer mal ou fazer mal a um filho. Porém é preciso estar SEMPRE  atento aos ingredientes descritos no produto que escolher, para saber se está realmente consumindo algo saudável.

No início, ler sempre os ingredientes dos produtos que comprar pode ser desafiador e desgastante. Mas aos poucos, com esse hábito, a conclusão pode ser aquela premissa que já sabemos: para manter a saúde, nada melhor que alimentos em seu estado natural, ou seja, não processados.

Confira abaixo os exemplos.

Pão integral?

Pão integral?

Achocolatado: o primeiro ingrediente é açúcar

Achocolatado: o primeiro ingrediente é açúcar

Estévia?

Estévia?

Margarina: mais saudável que manteiga?

Margarina: mais saudável que manteiga?

 

 

 

 

 

 

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