Os benefícios da bicicleta

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Como prática de exercício ou meio de transporte, a bicicleta só tem vantagens. É ecologicamente correta, não fica presa em engarrafamentos, além de ser agradável se locomover com ela. Um percurso feito de carro por anos, ganha novos ares  quando você o faz de bicicleta. O outono e o inverno favorecem especialmente o uso da bike como meio de transporte no Brasil. A temperatura fica amena e dependendo da distância é possível trocar o ônibus ou carro pela pedalada de casa até o trabalho.

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Em relação à saúde, pedalar melhora o condicionamento físico, aumenta a capacidade cardiorespiratória e a prática está entre as mais apropriadas na prevenção e tratamento de doenças como: hipertensão, colesterol alto, infarto do miocárdio, entre outras. Muitos especialistas apontam que 1 hora de pedaladas é possível perder aproximadamente entre 300 e 500 calorias, mas isso pode variar de acordo com a carga, velocidade e esforço empregados durante o treino.

Os educadores físicos Alexandre Lopes Evangelista, Luzimar Teixeira e Luiz Carlos Carnevali listaram os principais benefícios da bicicleta para a saúde. Confira abaixo!

– Melhora a frequência cardíaca
A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco, sendo assim durante o treino com a bicicleta é possível fortalecer o coração, visto que se trata de uma atividade aeróbica.

– Retenção de líquidos
Quanto mais se pedala, mais o metabolismo acelera. Mantendo uma boa hidratação (antes, durante e após o treino) o corpo tende a potencializar e os processos orgânicos, incluindo a eliminação de toxinas e isso resulta no melhor funcionamento dos rins e na diminuição da retenção de líquidos;

– Pele mais saudável
As pedaladas tornam o coração mais fortalecido e os pulmões tendem a respirar com mais qualidade fazendo com que o metabolismo se torne mais eficiente, e permite que a renovação celular ocorra mais rapidamente e a eliminação de toxinas aconteça mais acelerada e os problemas como as olheiras tendem a diminuir;

– Controla a ansiedade
O pedalar é uma atividade física que exige muito do corpo, e uma das respostas a este estímulo está associado á produção de hormônios que asseguram bem-estar e relaxamento, como a endorfina. Andar de bicicleta, ou realizar aulas de spinning, por pelo menos 3 vezes por semana, garante o controle do estresse e ansiedade;

– Definição Muscular
Os membros inferiores são mais exigidos durante o treino e resultam em músculos bem definidos, porém não necessariamente ocorre o aumento de massa muscular. O abdômen tende a ficar mais definido devido à necessidade de boa postura e contração permanente para proteger as costas de dores e lesões.

Além disso, a prática do esporte tem outros benefícios:
Rápida queima de calorias;
Tonificação dos músculos;
Aumento da massa muscular dos membros inferiores;
Redução do percentual de gordura

E aí? Vai aderir a bike?

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