Atenção constante; mente e corpo transformados!

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Como podemos superar hábitos que já percebemos que não nos fazem bem? Existem algumas emoções e atitudes que parecem estar tão fincadas no nosso subconsciente que quando vemos, já fizemos o que devia ser evitado. O cardiologista e ativista quântico pelo Centro de Ativismo Quântico de Amit Goswami, Milton Cesar Ferlin explica que a relação cérebro e mente é uma via de mão dupla e que a única solução para mudar padrões é ficar atento e com a mente presente nas experiências do dia a dia.

“Nós temos uma divisão anatômica em nosso cérebro entre o lado esquerdo e direito. É como se houvesse uma especialização de alguns neurônios do hemisfério cerebral esquerdo, em que estamos mais habituados a lidar com ele, ligado à razão. Toda nossa ciência é baseada na cognição do nosso cérebro esquerdo”, explica Ferlin. “Porém nós temos que integrar às nossas decisões o lado direito, responsável pelas nossas intuições, pela nossa liberdade, pela nossa expressividade, pela nossa arte, criatividade, tudo ligado ao lado direito”, ressalta.

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O médico explica que há no cérebro uma gama imensa de conexões neurais disponíveis, qualquer sensação tem que ser obrigatoriamente representado por essa rede de neurônios. Cientistas já estudam situações em que mudanças na mente, modificaram as estruturas cerebrais. Ou seja, quando a mente se transforma o mesmo ocorre com o cérebro.

Quando um pensamento está sendo representado no cérebro ocorre uma descarga elétrica de certos neurotransmissores. Ferlin explica que nós que criamos esses circuitos que se fixam, criando nossos condicionamentos e padrões, verdades e crenças.

“Só que estamos tão presos na nossa rotina, que a gente cria identificações tão fortes com o que vivenciamos e não percebe o poder da mente. A gente coloca as coisas num piloto automático, sem estar presente”, pontua o médico sobre nossa dificuldade de modificar nosso comportamento.

Como ficar mais atento?

Uma das técnicas mais eficientes para nos colocar em contato com o presente, sem deixar a mente vagar entre o passado e o futuro é a meditação. Existem diversas técnicas, desde as mais elaboradas, com repetição de mantras mentais até a mais simples: sente confortavelmente e preste atenção na sua respiração. O milagre de viver no presente será conquistado aos poucos, com a prática.

Este vídeo do Lama Padma Santen pode ajudar quem quer começar a meditar.

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