Você tem mais de mil minutos num dia, use apenas dez para meditar

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Tirado do artigo “You Have 1,440 Minutes Every Day – Take 10 to Meditate” do portal http://www.mindbodygreen.com/

Você tem 1.440 minutos em cada um dos seus dias. Se você tomar apenas dez desses minutos, divididos ao longo do dia, para respirar com consciência, você pode melhorar sua saúde e bem-estar. Sentar por vinte ou trinta minutos por dia é uma ótima prática e uma meta maravilhosa de se ter, mas pode não ser prático para todos. No entanto, isso não é motivo para não incorporar o valor e os benefícios da meditação na sua vida. Pense na prática como uma forma de trazer o equilíbrio durante todo o dia. A meditação irá tornar seu dia mais produtivo e vai te capacitar a fazer escolhas e tomar decisões que precisa para orientar a sua vida na direção que você quer que ele vá. Uma forma de não se perder em meio as tarefas do dia e esquecer de parar para sua meditação é colocar o alarme do seu celular para tocar pela manhã, pela tarde e de noite, lembrando de que você merece essa pausa.

Confira abaixo as sugestões para três meditações curtas: uma para começar o dia bem, outra para desacelerar no meio da tarde e outra para dormir profundamente.

Despertando com serenidade e alegria – 5 minutos

Antes de sair da cama de manhã, tome apenas dois minutos para perceber sua respiração. Coloque uma mão sobre o estômago e respire profundamente, sentindo o movimento do abdômen. Sinta alegria em sentir seu estômago subir e descer com cada respiração. Não basta se levantar e começar o dia, dê-se os dois minutos que você merece para equilibrar o seu dia, firme seus pensamentos e oriente o seu dia na direção certa.

Tarde tranquila – 3 minutos

Coloque os pés no chão com as mãos sobre as coxas. Tome uma respiração profunda na barriga e sinta sua pele expandir contra a roupa. Conte lentamente até oito em cada inspiração e cada expiração. Identifique cada ponto de tensão e use esse momento para permitir que sua inspiração relaxe esses pontos. Use seus três minutos para respirar energia positiva e relaxante, e expire o estresse negativo.

Sono profundo – 3 minutos

Se os pensamentos que atravessam sua mente estão impedindo você de dormir, tome uma respiração lenta e profunda e soletre a palavra sono meditando sobre cada letra. Concentre-se em cada letra como se escrevesse mentalmente a palavra sono. Quando você chegar ao final da palavra, inicie novamente a palavra. Você poderá se surpreender quando acordar pela manhã e perceber que adormeceu profundamente.

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