Editora do Estar Bem fala sobre orgânicos na rádio CBN

tomates

Editora do portal Estar Bem, Daniele Barbosa deu entrevista para reportagem da rádio CBN. A matéria foi ao ar no dia 11 de maio e fala sobre a importância da certificação de produtos orgânicos e a atenção do consumidor na hora de reconhecer se o alimento é realmente cultivado sem agrotóxico.

A repórter Bianca Santos conta que Daniele, adepta da alimentação orgânica, costuma se informar sobre a época apropriada de cada fruta ou verdura e reconhece a qualidade do alimento pela aparência. Daniele destaca que apesar do preço, os benefícios dos alimentos sem agrotóxicos compensam.

“A gente sabe que tem pesquisas que atrelam o consumo de agrotóxico com câncer, é um produto muito tóxico. Já sobre a questão do preço a gente tem que pensar a longo prazo. Consumindo orgânico eu evito uma série de problemas de saúde, que lá na frente me fariam gastar com médico e remédio”, explica Daniele.

Escute a matéria completa pelo link:  http://download.sgr.globo.com/sgr-mp3/cbn/2013/noticias/fdsbianca_130511.mp3

A reportagem revela ainda que o cultivo de alimentos orgânicos cresce cerca de 20% ao ano no Brasil e a procura dos consumidores aumenta na mesma proporção, porém, de acordo com o Ministério da Agricultura grande parcela da população tem dificuldade de reconhecer os produtos orgânicos nas prateleiras.

A matéria informa que o Brasil tem cerca de 15 mil produtores orgânicos e é o 3º país do mundo com a maior área de plantio orgânico. Para se certificar o agricultor leva aproximadamente três anos. Outra forma de se regularizar é conseguir a declaração de cadastro no Ministério da Agricultura. Nesse caso, mesmo sem selo o produtor pode vender os alimentos nas feiras autorizadas.

A reportagem informa ainda que há dois canais para denuncia de produtos orgânicos irregulares: o site do Ministério da Agricultura, pela ouvidoria ou pelo telefone da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 0800 642 9783. O consumidor pode ainda verificar a lista de produtores certificados pelos sites www.ceorganics.com.br e www.organicsnet.com.br .

 

Leia também:

“AGROTÓXICO: A CULPA É DO CAPIM”


TOMATE CARO É PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>