Mandamentos da boa alimentação, segundo o médico Eduardo Almeida

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Eduardo Almeida

 

Muitas vezes queremos mudar nosso hábitos, mas temos dúvidas do que comer. Para isso, o médico Eduardo Almeida, PhD em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,  possui uma frente dietética que compila as principais “permissões e restrições” de uma alimentação balanceada, baseada na tradição alimentar dos antepassados, chamada nos EUA de “Palentheologic Nutrition” ou “Tradition Nutrition”.

O texto foi retirado do site do próprio médico , o http://www.arzt.com.br/. Confira abaixo os mandamentos para uma boa alimentação, segundo Eduardo Almeida.

 

O que devemos evitar

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  • Não comer alimentos industrialmente processados tais como biscoitos, bolos, cookies, refrigerantes, etc.
  • Evite os adoçantes refinados como açúcar, dextrose, glucose e xarope de frutose.
  • Evite farinha de trigo refinada como pão branco, bolos, biscoito e massas.
  • Evite todos os óleos e gorduras hidrogenados (margarinas) ou parcialmente hidrogenados (óleos enlatados).
  • Evite todos os óleos vegetais feitos de soja, milho, assafrão, girassol, algodão e canola.
  • Não use óleos polinsaturados (óleos vegetais) para fritar, refogar ou cozinhar.
  • Evite alimentos fritos.
  • Não pratique o vegetarianismo radical. Os produtos animais oferecem nutrientes vitais que não são encontrados nos vegetais.
  • Evite produtos que contêm proteinas em pó (liofilizadas) como leite em pó, leite de soja, carne de soja, sopas em pó, etc.
  • Evite o leite pasteurizado. Não consuma leite com baixo teor de gordura, leite em pó, ou produtos que imitam o leite.
  • Evite ovos de granja e carnes processadas industrialmente.
  • Evite as carnes processadas como salsichas, enchidos, presuntos, salames, que contêm MSG (monoglutamato de sódio)e outros aditivos.
  • Evites as sementes, grãos e castanhas rançadas ou preparadas impropriamente, geralmente encontradas na granola. Evite também os flakes.
  • Evites as frutas e legumes enlatados, irradiados, pulverizados e geneticamente modificados.
  • Evite os aditivos artificiais, especialmente o MSG (monoglutamato de sódio), proteinas hidrolizadas dos vegetais (soja) e o aspartane, que são neurotoxinas. Muitas sopas, molhos e condimentos preparados contêm MSG sem ser citado na embalagem.
  • Evite alimentos com cafeina como café, chá preto e outras bebidas leves como o guaraná em pó, etc. Evite chocolate.
  • Evite panelas/embalagens de alumínio, e produtos que contêm alumínio como os antiácidos, desodorantes antitranspirantes, bicarbonatos impuros.
  • Não beba água fluorada.
  • Evite vitaminas sintéticas e alimentos que as contenham.
  • Não beba bebidas destiladas.
  • Não use forno microondas para preparar alimentos. Use-o apenas para aquecer.

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O que devemos comer

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  • Coma sempre os alimentos integrais e naturais.
  • Coma somente alimentos que se deterioram, mas come-os antes que isso aconteça.
  • Coma carne de animais que foram criados naturalmente, inclusive ovos.
  • Na impossibilidade de beber leite integral sem pasteurização com segurança, beba-o fermentado como yogurte natural e coalhada, queijos e manteigas.
  • Use apenas as gorduras e óleos tradicionais, incluindo manteiga e outras gorduras animais, azeite extra virgem , óleo de semente de linho (flax seed oil), óleo de gergelim, gordura de coco e outras palmeiras tropicais.
  • Coma frutas e vegetais fresca de preferência orgânicos, em saladas, sopas ou cozidas no vapor.
  • Use grãos integrais , castanhas e sementes, que devem ser preparadas como brotos, fermentados para neutralizar o ácido fítico que é um antimetabólito/antinutriente.
  • Use vegetais, frutas e bebidas lactofermentadas (fermentação provocada pela coalhada com lactobacilo) regularmente na dieta
    Retire, pelo cozimento de ossos de animais, o conteúdo de gordura e colágeno, e use-o em porções no preparo de sopas, ensopados, etc.
  • Use chás de ervas em substituição ao café com moderação.
  • Use água de boa qualidade sem adição de flúor e cloro.
  • Use sal marinho não refinado e pó de vegetais que possuem alto teor de sódio (cebolinha, salsa, coentro, etc).
  • Faça a sua salada usando vinagre cru, azeite de oliva extra virgem e óleo de semente de linho orgânico.
  • Use os adoçantes naturais com moderação, como o mel, suco de cana desidratado e stévia.
  • Use apenas vinhos e cerveja não pasteurizados e com moderação.
  • Cozinhe apenas em panelas de aço inox, vidro, ferro fundido e de ágata de boa qualidade.
  • Use apenas suplementos naturais.
  • Durma bem, faça exercícios físicos e receba luz natural.
  • Pense positivo e minimize o stress.
  • Pratique o perdão.

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