Pão de batata, mas de batata mesmo!

pao_dest

pao2Além da tapioca, para variar um pouco o cardápio de lanches e café da manha, eu lanço mão dessa receitinha que criei após algumas experiências na cozinha! Essa receita é individual, mas nada impede de aumentá-la dobrando ou triplicando proporcionalmente os ingredientes. Dá certo de qualquer maneira.

Como eu costumo fazer no café da manhã ou lanche, uso queijo minas para rechear, mas já testei com outras invencionices minhas, como mix de cogumelos ou refogado de berinjela e cenoura.

Ah, eu gosto de fazer na frigideira, porque fica pronto muito rápido, mas você pode assar a massa no forno também. Em fogo médio, demora uns 30 minutos.

Então, lá vai a receita!

Observaçao: o bom dessa receita é que além de nao ter glúten, tem pouquíssima lactose também, já que o ghee é com

Você vai precisar de:

[pros]

  • 4 colheres de sopa de fécula de batata
  • 1 colher de sopa de ghee
  • 1 ovo caipira

[/pros]

Modo de preparo

Coloque tudo em um recipiente e misture com um pouquinho de sal (eu uso uma pitadinha apenas!). Depois vá amassando com as mãos até formar uma massa homogênea. A massa vai ficar similar a de pães e pizzas com trigo. Se fica muito mole, acrescente mais um pouco de fécula de batata até que massa pare de grudar nas mãos.

Espalhe a massa por toda a frigideira (eu utilizo uma redonda). Se for antiaderente não precisa untar. Em uma metade, coloque queijo minas ou o recheio que preferir. Ascenda o fogo, médio. Observe que dentro de pouco tempo a massa vai começar a soltar do fundo da frigideira. Após cerca de 1 minuto e meio dobre a massa no formato meia lua, como um pastel. Vá virando o pão para aquecer dos dois lados. Quando começar a corar a superfície, corte ao meio. Amasse um pouco a superfície com uma colher e verá que sairá pelas bordas um pouco da massa crua. É para isso que devemos cortar, para assar melhor a massa.

Vá virando o pão de tempo em tempo, até que fique coradinho! É bem rápido. Ao todo, eu devo levar uns 20 minutos para fazer tudo, desde a massa até o pão prontinho para comer!

Eu dou por finalizado após parar de sair a massa crua pelas bordas e fica coradinho como o da foto!

pao de batata copy

Por que eu faço meu pão em casa?

Às vezes eu até compro pronto, mas prefiro essa receita porque eu mesma faço, não leva nenhum aditivo químico ou gordura vegetal e é fresquinho! Geralmente pães sem glúten são congelados e levam óleos vegetais, algo que eu procuro evitar ao máximo consumir!

 

7 Comments

  1. Maria Cristina

    Hum!!! Vou experimentar. Faço sempre tapioca, mas confesso que as vezes quero alguma coisa diferente. Depois digo o que achei.

    Cristina

  2. Maria Cristina

    Daniele,

    Fiz e adorei!!!! Além de ser super fácil é bem gostoso!!!! E dá pra variar bem o recheio.
    Muito bom!!!!!

    Maria Cristina

  3. Oi Dani, vou começar uma dieta rigorosa para perder peso e diminuir a taxa do mau colesterol.
    Por favor me diga o que é ghee e onde compro o mix de cogumelos.
    Obrigada e beijinhos

    • Portal Estar Bem

      Oi, Zeze!
      O ghee é uma manteiga clarificada, onde a gente tira, digamos assim, a gordura ruim dela e a lactose. Eu ensino a fazer neste link http://portalestarbem.com.br/2013/08/22/ghee-como-fazer-e-por-que-e-saudavel/ . Para comprar, você encontra em lojas de produtos naturais, mas sai mais em conta fazer em casa.

      Mix de cogumelos frescos não vende pronto. Você precisa comprar os cogumelos – shitake, shimeji e champgnon – e refogá-los com ghee e os temperos que preferir. Fica muito saboroso!

      Um beijo!

  4. Oi Daniele,

    Que delícia essa receita! Deu água na boca!
    Pensei em preparar de manhã pra comer a tarde, na faculdade. Será que ainda fica fresquinho?

    Adorei o seu espaço, sou vegetariana e incluí todas as suas receitas na minha lista. Aqui em casa tenho que preparar minha própria comida ‘natureba’, como diz a minha mãe, hahaha.

    Beijos

    • Portal Estar Bem

      Oi, Aline! Acho que dá para preparar de manhã e comer de tarde sim. Eu já fiz isso! Fico feliz que gostou do portal, muito obrigada!!

      Abraços da também “natureba”,
      Daniele

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>