Cinco motivos para você só comer alimentos orgânicos

Estações-do-Ano-2012

[highlight color=”grey/color”] 1) Saúde: o barato sai caro [/highlight]

[pros]

  • 1Muitas pessoas alegam que não compram orgânicos porque é caro. Se analisarmos a curto prazo, o alimento orgânico é realmente mais caro em comparação com os cultivados com defensivos. Porém, a longo prazo economiza-se no remédio que terá que comprar para tratar as doenças causadas pelo consumo contínuo de agrotóxico. Evite comprar orgânicos em grandes redes de supermercado, pois geralmente são mais caros nestes locais. Procure feiras e quitandas especializadas em sua cidade.

[/pros]

 

[highlight color=”grey/color”] 2) Não-violência: o respeito com a terra [/highlight]

[pros]

  • 2Alimentar-se com base no principio da não-violência vai muito além de não consumir alimentos oriundos do sacrifício animal. O cultivo de orgânico respeita, sobretudo, a terra, a natureza e seu tempo perfeito de plantar e colher. Uma terra de agricultura orgânica fica produtiva por gerações e gerações, enquanto que o cultivo com adubo químico e agrotóxico machuca o solo que, em poucos anos, perde a fertilidade.

[/pros]

 

[highlight color=”grey/color”] 3) O tempo de cada estação: aproveitando o que a natureza tem de melhor [/highlight]

[pros]

  • 3Quem consome orgânicos come os alimentos da época. Justamente por respeitar a terra, o cultivo orgânico aproveita aquilo que cada estação tem de melhor, sem tentar forçar o cultivo de alimentos que não são apropriados para aquela época. E os alimentos possuem propriedades nutricionais muito adequadas para serem aproveitados nas suas respectivas fases.

[/pros]

 

[highlight color=”grey/color”] 4) Economia sustentável: incentivando pequenos produtores [/highlight]

[pros]

  • 4Os orgânicos são alimentos mais sensíveis e tem uma validade mais reduzida, ou seja, possui seu verdadeiro ciclo orgânico. As feiras e quitandas de alimentos livres de agrotóxicos, na maioria das vezes, são abastecidas por produtores locais, geralmente pequenos, pois esse ainda não é o filão das grandes empresas. Comprar dessas pessoas incentiva, muitas vezes, um negócio tocado com muito carinho e, em alguns casos, pela própria família. Para esses produtores, pessoas não são números e alimento é muito mais que um negócio, é a vida deles. Contribuir com esse tipo de produção é ajudar o sistema econômico melhorar.

[/pros]

 

[highlight color=”grey/color”] 5) Sabor: o orgânico é muito mais gostoso[/highlight]

[pros]

  • 5Comer é uma das coisas mais prazerosas. Amigos e familiares se reúnem muitas vezes em torno de uma mesa para almoçar, lanchar, jantar e bater papo. Acredite: o alimento orgânico é muito mais saboroso que o cultivado com agrotóxico. Todo carinho do cultivo de um alimento livre de veneno é retribuído pelo próprio alimento, que conserva muito mais sabor e nutrientes. Não se deixe enganar pela aparência. Alimentos com agrotóxico podem até ser mais vistosos e maiores, mas não possuem nem de longe a energia de um alimento orgânico.

[/pros]

Se ainda assim você não se convenceu, dá uma olhadinha no teaser do documentário “Brasil Orgânico”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>