Escondidinho vegetariano de grão-de-bico germinado

IMG_0288

Os Escondidinhos ou Panelinhas são pratos onde uma espécie de purê de batata ou aipim esconde um recheio específico. Buscando alternativas a esses carboidratos de alto índice glicêmico, contraindicados para pessoas com diabetes e resistência insulínica, descobri que o prato fica uma delícia com uma pasta de grão-de-bico no lugar do purê.

Para esse prato uso a receita da pasta de grão-de-bico, já publicada no blog no link PASTA DE GRÃO-DE-BICO GERMINADO, mas vou reproduzir abaixo novamente.

Além de baixo índice glicêmico, o grão-de-bico possui excelente quantidade de proteínas, aminoácidos, ferro, é rico em vitaminas do complexo B e fibras. Além disso, diminui a absorção de glicemia e colesterol, contribuindo consideravelmente no tratamento da diabete e das hipercolesterolemias. Para completar, o grão-de-bico é rico em triptofano, substância usada pelo organismo para a produção de serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar.

E para te convencer de vez que esse Escondidinho é uma excelente opção, a receita é feita com grão-de-bico germinado. O processo de germinação aumenta o teor nutricional do alimento, potencializando a energia vital contida na semente ou no grão.

Então, vamos ao passo a passo!

Germine 250g de grão de bico

[pros]

  • germinadoColoque o grão-de-bico em um pote, encha de água, deixando sobrar bastante espaço com água, pois durante o processo o grão hidrata e aumenta de tamanho. Faça isso durante a noite e deixe o grão de bico dormir imerso na água. No dia seguinte, de manhã, tire a água, lave bem os grãos e deixe o pote repousar inclinado sobre um escorredor. De noite, lave outra vez e encha o recipiente de água novamente, deixando o grão-de-bico dormir imerso em água mais uma vez. Repita esse procedimento até que apareçam uns brotinhos brancos. Você pode usar um filó para cobrir o porte, eu não uso nada para cobrir. Geralmente o grão-de-bico que uso germina em dois dias no máximo.

[/pros]

 Faça a pasta

a pasta-Após germinar, ferva o grão de bico em água por 15 minutos

– Tire a casca grão por grão

-Rale 4 dentes de alho, um pedacinho de cúrcuma fresca do tamanho de um dente de alho e um pedacinho de gengibre, um pouco maior que a cúrcuma. Junte tudo e ferva por 10 minutos em uma xícara de água.

-Misture os temperos ao grão de bico já descascado, acrescente meia xícara de água e bata tudo com um mixer ou no liquidificador. Acrescente sal a gosto.

– Rale uma cenoura e pique salsinha em quantidade a gosto e misture à pasta.

Guarde essa pasta e faça ao recheio.

Recheio vegetariano

– 10 folhas de couve picadas

– 4 tomates picados em pedaços grandes

– 1 berinjela picada em pedaços grandes

– 1 cebola ralada

– 1 colher de sopa de ghee (aprenda a fazer ghee aqui, é fácil!)

– ½ colher de café de páprica picante

– Sal a gosto

Observação : sempre uso ingredientes orgânicos, que geralmente são menores que os alimentos cultivados com agrotóxico. O tomate e a berinjela orgânicos são bem pequenos, então, considere isso na hora de determinar a quantidade para preparar a receita.

Misture tudo em uma panela e cozinhe por 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando. Tampe a panela enquanto não estiver mexendo para o liquido formado pelo tomate não evaporar.

Ao terminar, despeje e distribua todo o recheio em uma tigela retangular de vidro ou cerâmica. Depois cubra pouco a pouco todo o recheio com a pasta de grão de bico, como está na foto. Coloque azeite e leve ao forno por 40 minutos.

antes de entrar no forno copy

Pronto, retire do forno e sirva. Essa receita serve (bem!) quatro pessoas!

 

Escondidinho vegetariano de grão-de-bico germinado

Escondidinho vegetariano de grão-de-bico germinado

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>