A sintonia fina da comida

dietaayurvedica

Nossas medicina e nutrição ocidentais, que muito nos ajudam, dão enfoque, basicamente, nas propriedades materiais dos alimentos. Vitaminas, aminoácidos, minerais, sódio, gordura, entre outros fatores nutricionais são decisivos na hora de diferenciar uma dieta boa de uma dieta ruim. Mas para a medicina ayurvédica é preciso estar atento aos atributos relacionados à energia dos alimentos. Nossa mente transita entre três estados: sattva, rajas e tamas. Para a medicina ayurvédica os alimentos intensificam ou amenizam esses estados.

Primeiro é importante saber o que cada estado, ou guna, representa. Sattva é harmonia, equilíbrio, paz. Rajas é a ação, quase que passional, ligada ao ego. Tamas é a inércia, o estado mais grosseiro dos três. Cada guna é importante e é quase certo de transitarmos pelos três ao longo da vida. Sattva seria o mais saudável entre todos os estados, nos colocando em posição harmônica conosco e com o universo. Porém, se uma pessoa se encontra num estado depressivo, tamásico, uma boa dose de rajas pode ser necessária para um movimento inicial.

Prescrever uma dieta ayurvédica com a finalidade de tratamento de saúde demanda uma criteriosa analise do quadro da pessoa, pois essa prática é baseada em bastante estudo e sensibilidade para avaliar o paciente. É importante saber qual guna cada alimento estimula, mas ainda mais precioso é o trabalho de identificar qual o guna está causando desequilíbrio. A forma como preparamos os alimentos e o ambiente em que nos alimentamos também é decisivo. Higiene e bons pensamentos no preparo e calma e silencio durante as refeições contribuem para uma alimentação sattva.

Abaixo uma abordagem superficial, mas que pode auxiliar, sobre os gunas e os alimentos.

[highlight color=”grey/color”] Alimentos com atributo Sattva [/highlight]

Sempre frescos, naturais e orgânicos. Frutas, verduras, leguminosas, brotos de feijões, cereais, grãos integrais, nozes, amêndoas, castanha-do-pará, castanha de caju, sementes, leite materno, ghee.

[highlight color=”grey/color”]Alimentos com atributo Rajas[/highlight]

São os alimentos estimulantes, quentes e picantes por natureza. Bebidas a base de cafeína (café, chá, coca-cola), bebidas alcoólicas, cigarro, medicamentos e drogas.

[highlight color=”grey/color”] Alimentos Tamásicos [/highlight]

Fast food, proteína vegetal texturizada (carne de soja); carnes em geral, frituras, alimentos congelados, fermentados, rançosos, requentados, aquecidos no micro-ondas e processados, sucos congelados de fruta; leite homogeneizado, pasteurizado e em pó, margarina, álcool, enlatados, embutidos, uso de medicamentos, cigarro e drogas.

 

4 Comments

  1. Pingback: Entre em harmonia através de uma alimentação equilibrada | Vida em Paz

  2. Querida Daniele, sou super fã de seu blog, alías eu e minha família. Há 2 meses e meio que tomo o limão orgânico, em jejum, diariamente devido ao seu Blog. Notamos que você é uma pessoa preocupada com a nossa saúde e nos ajuda, com muito amor e dedicação, a nos alimentarmos melhor. Gostaria de perguntar se o amendoim, aquele com casca crocante, do tipo japonês, é bom para aliviar aquela ansiedade que bate em nós toda segunda de manhã. Apesar de estar quase certa que não é saudável, aguardo seu valioso comentário. Grande abraço, Raquel

    • Portal Estar Bem

      Querida Raquel,
      fico muito feliz em saber que eu posso auxiliar você e sua família com meu trabalho. Meu coração se enche de gratidão com comentários assim, como o seu! Sobre o amendoim, eu vou te dar uma dica:

      Sempre que ficar na dúvida se um produto faz mal ou não, leia os ingredientes. A casquinha do amendoim japonês geralmente leva açúcar refinado, gordura vegetal (quando hidrogenada pior ainda!) e trigo refinado, uma das piores combinações para a saúde. Alguns destes amendoins levam realçador de sabor glutamato monossódico e corante caramelo, ambos alvos de pesquisas que atribuem ao seu consumo efeitos como distúrbios digestivos e câncer, respectivamente. Por isso, eu não comeria esse amendoim.

      Sei que a segunda de manhã é um dia difícil (para mim tb é!), mas tente aliviar sua ansiedade descobrindo a causa, não pela comida.

      Um abraço,
      Daniele

      • Daniele, já cortei o amendoim… vou substituir, por exemplo, por cenoura baby, banana, maçã e castanha do caju. A ansiedade não me domina, mas as vezes ela cumpre seu papel melhor do que eu espero… Adorei sua preciosa dica. Grande abraço e boa semana, Raquel

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