Segundo Inca, alimentação é um dos maiores fatores de risco para o câncer

Gráfico do Inca indica os principais fatores causais de câncerGráfico do Inca indica os principais fatores causais de câncer

Um gráfico que integra material distribuído gratuitamente na Bienal do Livro deste ano, no Rio de Janeiro, mostra como o que comemos pode ser gerador de doença. O gráfico é do Inca, produzido em 1997. Nas estatísticas do livreto “ABC do Câncer”, obesidade, sedentarismo, alimentação, uso de medicamentos aparecem separados, mas podem ser vistos como um indicador único e amplo: hábitos cotidianos. Ou seja, se somarmos os dados, sua forma de viver resulta em 40% dos fatores que influenciam no aparecimento do câncer. Alimentação sozinha abocanha 30% das estatísticas.

Gráfico do Inca indica os principais fatores causais de câncer

Gráfico do Inca indica os principais fatores causais de câncer

 

De acordo com a medicina ayurvédica, nosso corpo é composto por dathus, elementos construtores. São eles: plasma, sangue, músculo, gordura, ossos, medula e nervos e tecidos reprodutores. Quando um dathu está deficiente, ele afeta o seguinte e assim por diante. A matéria prima do plasma, o primeiro dathu, vem dos nutrientes obtidos da digestão.  Quando nos alimentamos mal e digerimos mal, todos os dathus são afetados.

healthy-vs-junk-food-Image-via-sophianichealing.com_Portanto, é bem coerente que a alimentação influencie majoritariamente na formação de cânceres e todas as outras doenças. Uma vez que ingerimos comidas de pobre teor nutricional, industrializadas, cheias de açúcar e farinha refinados e gordura vegetal, prejudicamos a formação estrutural de todo o corpo.

É claro que somos também um corpo energético e o que pensamos influencia no nosso estado físico. Pesquisas já comprovaram que estados mentais são capazes de alterar para melhor ou pior as funções orgânicas. Porém o que comemos também influencia no nosso estado mental. É uma via de mão dupla. Para o protocolo ayurvédico, o que ingerimos pode nos levar de uma condição de ordem e equilíbrio para um estado de desordem e doença, afetando primeiro nossa mente, que por consequência afeta nosso corpo.

Esteja atento ao que você come!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>