Respeitar os horários do dia pode ser mais importante do que você imagina

diaenoite

Hoje, é quase unanimidade que jantar depois das 20h pode ser prejudicial à saúde, além de engordar. Agora, porque o que comemos de noite engorda mais do que o que comemos de dia? A medicina ayurvédica explica isso por meio das fases do dia, de acordo com a influencia dos doshas, ou humores biológicos. Além de estarem presentes no nosso organismo, os doshas – Vata, Pitta e Kapha – estão presentes na natureza, nas estações do ano e no ciclo de cada dia. Comer no horário sobre a regência de kapha, depois das 18h, agrava esse dosha e um dos sintomas de kapha agravado é o ganho de peso.

Para o ayurveda o dia é dividido mais ou menos assim: das 6h às 8h estamos saindo da influencia de Vata para a predominância de Kapha. Por isso o ideal é, para quem toma café da manha, não fazer a refeição depois das 8h. Das 8h às 10h, Kapha está fortemente ativo. Às 11h começa a transição para o período Pitta. Ao meio dia Pitta está a todo vapor, por isso é muito bom para a digestão almoçar às 12h, porque esse dosha corresponde à força do nosso agni, do nosso fogo digestivo.

A partir das 14h até às 15h estamos entrando em Vata novamente. Das 15 às 18h, Vata impera. Das 18h às 22h voltamos ao período Kapha, quando devemos evitar refeições pesadas e oleosas. De 22h até meia noite começa a transição para Pitta. Pitta está forte de meia noite até às 3h da manha. É importante estar com o estomago vazio a partir das 22h, para, quando Pitta começar a predominar à meia noite,  poder metabolizar nutrientes e excretar toxinas sem dificuldade. Logo, além de engordar, comer muito e depois das 20h dificulta o trabalho do organismo e isso pode gerar acúmulo de toxina.

Das 3h da manha até às 6h estamos sob a influencia de Vata, o dosha do movimento, da fluidez, por isso o ideal é levantar antes das 6h, antes do sol nascer, para ter um dia com bastante energia e prana circulando. É muito comum ficarmos sonolentos durante todo o dia se levantamos tarde, porque o sono invade o período Kapha, que em estado agravado gera letargia.

Na literatura ayurvédica, existem divergências acerca dos horários, podendo variar em média uma hora, de acordo com os autores. Mas é quase consenso que, no primeiro ciclo do dia, às 9h Kapha predomina, às 12h Pitta impera, às 15h Vata é que está forte. Já na segunda metade do dia, às 18h Kapha volta a predominar, à meia noite, Pitta retorna a se fortalecer e às 3h da manha, Vata é o dosha dominante. 

Viver de acordo com esses horários é conectar-se com a natureza, com a nossa essência. Naturalmente, respeitando os períodos do dia, nos aproximamos de um estado mental e físico de mais saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>