A Árvore que mora em frente à minha janela

IMG_0662

A Árvore que balança em frente a minha janela é meu maior exemplo de vida. Tenho verdadeira admiração pelos meus mestres, meus pais, meu companheiro, meus amigos, irmãs e me espelho um tanto neles, mas essa Árvore…

Quando chove, ela recebe a água da chuva como alimento. Quando faz um sol escaldante, ela também o recebe como alimento. Se venta, nem é com ela, balança feliz, como quem dança. Se não há uma brisa sequer, eu chego a ficar com vergonha de reclamar do calor, porque ela parece aproveitar para repousar. E ela me olha com uma calma, em qualquer que seja a circunstância. Como pode? Chego a me indignar. Nesse momento ela está aqui, me olhando, calma, nem alegre, nem triste. Ela sabe existir.

Eu nunca vi essa árvore contrariada. Sempre está tudo bem para ela. Eu tento minimizar sua superioridade pensando que, também, tão passiva assim, não sai do lugar. Mas então, mais uma vez, ela me olha como quem diz:

“Que tolice, Daniele. Sair de um lugar para o outro não diz nada. Olhe para mim, eu ando para cima, meu caminho é vertical e reto.”

É…olha ela. Apesar das raízes, ou mesmo pelas próprias raízes, tem o dom se renovar sempre mais bela, todo ano. Sabe envelhecer, troca suas folhas sem qualquer apego, serena, na certeza de que é preciso renascer. Sempre.

Ah, essa Árvore! Nunca reclama. Fica até feio para mim, reclamona. Parece que o que impulsiona sua evolução e seu balançar jamais foi ou será a insatisfação. Ela parece ter uma confiança inabalável no fluxo da vida, das horas.

Inconformada eu me pego até faltando com o respeito. Que ela não meu ouça, mas chego ao disparate de pensar que ela não tem a mínima consciência da própria existência e que por isso é tão fácil para ela.

Perdoe, Árvore, é puro desdém. Se eu, que posso examinar meu caminhar, um dia souber viver com tanta sabedoria como você, então serei feliz.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>