Temperos: muito além do sabor

Cúrcuma, pimenta do reino, gengibre, cardamomo, cravo, cominho, açafrão, alho, canela, noz moscada e por aí vai…São muitos os temperos usados no preparo das comidas que podem beneficiar demais a digestão do alimento.

Na medicina ayurvédica, o uso desses temperos é parte do tratamento para reequilibrar ou apenas manter a harmonia dos doshas, humores biológicos existentes em nosso corpo, porque todo alimento tem seus atributos que aumentam o reduzem Vata, Pitta ou Kapha em nosso organismo.

Desde que passei a estudar medicina ayurvédica, os temperos passaram a fazer parte do preparo de TODOS os meus alimentos. Por exemplo, quando faço alguma receita de pão sem trigo, com farinha de arroz, féculas de aipim e batata e ovos, sei que isso pode agravar Kapha, então na mistura da massa eu acrescento um curry que tem um mix do que o ayurveda chama de antídotos, ou seja, temperos que servem como combatentes dos atributos que agravam certos doshas.

Certa vez, meu pai reclamou comigo que se sentia muito pesado ao comer feijão. Sugeri que polvilhasse gengibre em pó no feijão, no próprio prato. Ele logo sentiu esse peso diminuir. A assafétida também é excelente para usar no preparo de leguminosas e feijões, pois combate os gases formados durante a digestão desses alimentos.

Para os laticínios, como iogurte e leite, nada melhor que cardamomo para evitar a formação do muco. Para o queijo, usar pimenta do reino é excelente. Ovos devem ser preparados com salsa, coentro ou cebola, ou tudo junto. Ou seja, a natureza fornece tudo, basta sabermos usar.

Segue abaixo uma listinha de alimentos com alguns dos seus possíveis antídotos baseado no livro do médico Vasant Lad, “Ayurveda – A ciência da autocura”. Adote essa prática e verá como a digestão melhora. E com uma digestão apropriada, a saúde boa é consequência!

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  • Queijo – pimenta do reino
  • Ovos – Salsa, coentro, cebolas
  • Coalhada, iogurte e leite – cardamomo, gengibre
  • Peixe – limão
  • Arroz – pimenta em grão
  • Aveia – cravo ou pimenta em grão
  • Trigo – gengibre
  • Legumes em geral – alho, cravo, gengibre
  • Batata – preparar com ghee e pimenta em grão
  • Banana – cardamomo, canela
  • Chá preto -gengibre
  • Café – cardamomo
  • Chocolate – cardamomo
  • Pipoca – acrescentar ghee
  • Doces em geral – gengibre em pó

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