Como meditar, segundo Maya Tiwari

buddha

Texto retirado do livro “O Caminho da Prática”, de Bri. Maya Tiwari

Encontre um lugar em sua casa no qual não vá ser incomodado por nada nem niguem, inclusive telefone ou televisão. Mantenha um bloco e uma caneta a seu lado, de forma que quando sentar para meditar possa anotar os assuntos pendentes:a lista de supermercado, o menu do jantar e as coisas que precisa fazer depois de meditar.

Sente-se em sukhasana, com as mãos em shanti mudra, apoiadas no joelho, as palmas voltadas para cima para receber energia, e o dedo indicador e o polegar tocando levemente um no outro, formando um circulo.

Comece fechando os olhos e não se permita esquecer de sua intenção. Silenciosamente, repita: “Estou sentada em meditação. Estou meditando. Estou onde estou”. Esta intencionalidade e esse observar a si mesma impedirão que sua mente se desvie para “Estou em meditação, mas meus pensamentos estão no Havaí”… “Quase esqueci que tenho hora no dentista”… “Será que desliguei o fogão?”

meditation-omharmonicsÉ claro que os pensamentos vão continuar a surgir, mas não tente força-los a desaparecer. Um dos pontos mais importantes durante a meditação é não seguir nenhum pensamento específico que apareça. Observe-o apenas, e ele irá embora. Outro surgirá. Observe-o e deixe-o ir. Concentre-se na respiração e não no pensamento e o pensamento se dissolverá.

Mesmo que seu ambiente esteja calmo, estamos sempre cercados de barulho de um tipo ou de outro, inclusive os ruídos provenientes da nossa agitação interna. Não tente ignorar o barulho. Em vez disso, concentre-se na expiração. Com o tempo, você descobrirá que até mesmo os ruídos mais dissonantes podem entrar em harmonia com o som da respiração.

 

TEMPO

Comece praticando durante 10 a 15 minutos. Quando achar que está pronto, aumente para 20 e depois para 30 minutos.

HORA IDEAL

Pode-se meditar a qualquer hora do dia, mas os momentos ideais são durante as junções: nascer do sol, meio dia e pôr do sol. De acordo com os Vedas, o tempo mais auspicioso para a prática espiritual é às 4 horas da manhã, quando a mente está em seu estado mais lúcido e tranquilo.

 

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