Medidas simples que podem mudar sua vida para melhor

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Ayurveda é uma ciência incrível, que contempla o meio em que o ser humano vive para estabelecer práticas diárias geradoras de saúde. A Dinacharya é o que a milenar medicina indiana propõe para o dia a dia. A rotina ideal para o ayurveda não é algo inatingível, pelo contrário, são apenas ajustes simples, mas capazes de transformar seus dias, colaborando para o funcionamento equilibrado e harmônico do corpo e da mente.

Então vou listar aqui algumas dessas práticas. Aderi-las pode te surpreender com tamanho bem estar!

 

  • Acorde com o sol. Na hora pode dar preguiça, porém acordar por volta das 6h garantirá uma energia de boa qualidade durante o dia. Dormir até tarde causa letargia e prejudica o metabolismo.
  • Faça o desjejum com água morna. Antes de tomar seu café da manhã, uma xícara de água morna com gotinhas de limão estimula o funcionamento do intestino e dos rins e estimula o agni. Se estiver com muito muco ou congestão nasal, acrescentar mel com mais de 6 meses de fabricação ajudar a secar a secreção.
  • Não coma sem fome. Essa é a prática mais adoecedora que existe, pois comer sem agni, sem fogo digestivo adequado, gera toxinas (ama) no trato digestivo. Quando comer sem fome vira um hábito, as toxinas deixam de ocupar o trato digestivo e intoxicam os tecidos mais profundos. Isso é a origem de muitas doenças. Para estimular a fome, chá ou aperitivos de gengibre funcionam bem.
  • Tenha o hábito de lavar as narinas com água e sal por meio do lota ou soro. Uma das principais entradas de prana no corpo é o nariz. Quando este órgão está obstruido, a absorção de energia vital fica prejudicas. Se tiver secura, acrescentar uma colher de chá de óleo de gergelim ao lota ajuda.
  • Não misture muitos alimentos no mesmo prato, seja gentil com seu agni e encontre o equilíbrio entre seu desejo e sua fome. Facilite sua digestão.
  • Após as principais refeições, aguarde 15 minutos e faça caminhadas leves. Ayurveda não recomenda deitar-se após comer, pois isso dificulta fisiologicamente o caminho natural do alimento no trato digestivo.
  • Quando estiver doente repouse e use soro caseiro feito de água mineral, suco de gengibre fresco, suco de limão, uma pitada de sal de rocha e uma pitada de açúcar mascavo. Beba essa solução o dia todo e jejue se sentir necessidade e se não tiver a constituição física muito magra.
  • Com excessão dos vatas (magrinhos!!), jejuar periodicamente ou fazer monodieta de maçã cozida com canela ou kitchari, pode ser muito benéfico para você, isso dará um descanso para o seu organismo que terá a chance de resolver sozinho probleminhas que ao longo dos anos se tornam doenças.
  • Não durma com a televisão ligada. Isso prejudica o caráter reparador do sono.
  • Use e abuse das especiarias e temperos no preparo das comidas, além de sattvícos, estimulam o agni.
  • Durante as refeições beba apenas golinhos de água. Beber refrigerantes, sucos concentrados ou industrializados durante o almoço ou jantar é muito prejudicial para a digestão.
  • Não misture leite com frutas. Para fazer as vitaminas opte por água mineral. Leite com fruta geralmente é uma combinação incompatível, além do que leite deve ser bebido apenas morno.
  • Medite diariamente. Pare, preste atenção na sua respiração.
  • Mantenha uma postura de gratidão e serenidade. Numa ordem do que desequilibra mais, nossas emoções ocupam o topo do lista.

 

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