Cru: agora pode!

summer

O verão, quando o sol está mais próximo de nós, a temperatura está elevada, é a época mais propícia a se consumir alimentos crus e refrescantes, para evitar o excesso de calor interno e ajudar a dissipar o a sensação de quentura. Principalmente para as pessoas de constituição Pitta.

Para o ayurveda, um alimento cru não é necessariamente mais fácil de digerir. Pelo contrário. O processo de cozimento é como uma pré-digestão, facilitando sua assimilação e transformação depois do alimento ingerido. Todo alimento possui uma espécie de potencia, que pode ser fria ou quente, sendo que a primeira demanda mais agni (fogo digestivo) para metabolizar. Os alimentos crus geralmente possuem o virya, a potencia, fria.

Alimentos refrescantes no verão podem ser muito terapêuticos. Uma das lógicas básicas no ayurveda é a teoria dos opostos – oposto reduz oposto e semelhante aumenta semelhante. Portanto contrariar o verão com alimentos saudáveis e de virya frio é uma prática ayurvédica.

Isso não inclui sorvete, refrigerantes gelados ou bebidas muito geladas. Esses alimentos são prejudiciais para o agni. Embora o agni esteja diretamente ligado ao sol, que nesta estação fica mais próximo de nós, o calor consome muito prana, nossa energia vital, o que causa cansaço, baixa de energia, letargia e pode alterar a qualidade do nosso fogo digestivo.

Seja inteligente, ouça seu corpo. Refresque-o na medida certa. Gotas de ghee jogadas em uma chama aumentam o fogo, porém um pote de ghee jogado na mesma chama apaga o fogo.

[highlight color=”grey/color”] Dicas [/highlight]

– Suco verde pode ser uma excelente forma de refrescar e depurar o sangue e o plasma. Não misture muitas frutas num mesmo suco. Maçã com couve ou laranja com couve são ótimas opções. Abacaxi com hortelã também.

– Opte por consumir os sucos frescos e concentrados das frutas na parte da tarde e sozinhos, como se fossem o lanche. Não beba os sucos nas refeiçoes ou logo após comer. Se seu desejo é consumi-lo pela manha, examine e avalie seu agni. Perceba se você é capaz de digerir perfeitamente ingerindo o suco neste horário, que é quando o fogo digestivo é menos intenso. Os sinais de uma boa digestão são: após duas horas de se alimentar seu estomago está leve; não há gases ou arrotos com sabor do alimento.

– Água de rosas ou rosas comestíveis são ótimas para pacificar o calor interno.

– Água mineral fresca com folhas de coentro e hortelã ficam suavemente aromatizadas e possui propriedade refrescante e equilibra o agni..

– Salada de alface com rúcula é refrescante e depurativa. Consuma no final de refeição para que o sabor amargo e adstringente estejam na ordem correta, ao encerrar o almoço ou jantar.

– Caminhadas ao luar e exercícios na água são excelentes para atenuar o calor.

 

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