Será que você tem toxinas no corpo?

indigestao (1)

Queridos leitores, o texto abaixo é parte do material didático do workshop que desenvolvi, cujo objetivo é resgatar a capacidade de auto-observação em nós mesmos, com base no ayurveda. “Ayurveda na Vida Diária”, título deste manual e do curso, ensina as ferramentas necessárias para poder identificar o próprio estado físico e mental e as práticas necessárias para recobrar o equilíbrio.

Compartilho com vocês um trecho destinado à avaliação da presença de ama, que significa toxina no ayurveda. Boa leitura!

 

indigestaoAma significa toxina. Pode estar presente em um nível superficial, ou seja, nos órgãos do sistema digestivo, ou em nível mais profundo, nas células e tecidos (dhatus). É a origem de toda a doença. Portanto, quase toda doença tem início no sistema digestivo. Quando o problema é identificado logo, ajuste na alimentação, uso de ervas e adoção de uma rotina apropriada para o dosha da constituição dão conta de reaver o estado de saúde natural da pessoa.

Porém, quando o individuo passa anos a fio desrespeitando os sinais que o corpo dá, calando os sintomas com o uso de drogas alopáticas que não agem na causa do desconforto, permanecendo com os mesmos hábitos alimentares e de vida, a toxina então se une ao dosha agravado e danifica células e órgãos sensíveis, conhecidos como dushya – órgãos mais suscetíveis ao desequilíbrio, de acordo com o dosha da constituição da pessoa.

As doenças de mais difícil tratamento – autoimunes e crônicas – resultam da presença de ama com o dosha agravado, danificando as células e órgaos por anos. Por isso, é importante manter uma digestão adequada, ficando atendo aos sinais que o corpo dá.

O ayurveda está ao alcance de todos. Porém, quando há doenças já estabelecidas, nada melhor que ter um terapeuta ou médico ayurvédico tratando diretamente o paciente. Portanto, seguir as instruções aqui expostas pode trazer grandes benefícios. Mas, para tratar de doenças que já se desenvolveram, é indicado consultar-se diretamente com um profissional.

SINTOMAS DA PRESENÇA DE AMA NO CORPO

  • Falta de disposição ao acordar
  • Sensação de peso no corpo
  • Falta de apetite
  • Cobertura branca sobre a língua, que mesmo ao ser escovada, volta em seguida
  •  Preguiça ou letargia exagerada

  • Sono excessivo
  •  Náusea

  • Dores musculares

  • Dores no corpo

  • Estado gripal

  • Indisposição geral

  • Cansaço e baixa de energia que não passam com o descanso

Esses sintomas, mais brandos, porém não menos importantes, sinalizam a possível presença de toxina oriunda de digestão inadequada. 

SINTOMAS DA PRESENÇA AGUDA DE AMA 

Todos os sintomas anteriores mais febre e diarreia. 

Caso não se enquadre nos sintomas descritos acima, é possível que seu organismo tenha trabalhado de forma correta para metabolizar o alimento, transformando-o em nutriente. Então, não há necessidade de se adotar a dieta antiama antes de aderir à rotina e alimentação própria para o dosha, embora não haja contraindicação para alimentação antiama, sendo recomendável para todos pelo menos duas vezes no ano, nas estações de transição como outono e primavera. A alimentação antiama também quase sempre é o primeiro passo do tratamento com as massagens e outras formas de snehana (oleação) externo, ou seja, aplicação de óleo medicado sobre a pele.

Dentre as práticas que geram ama no organismo, comer sem fome é uma das principais. Ingerir alimentos inadequados para o dosha, comer industrializados, alimentos que tem combinação incompatível e na mesma refeição – como carnes com laticínios – e comer antes de digerir a última refeição também colaboram para a formação de ama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>