O que é ayurvédico?

eva uviedo

Ayurveda é um completo sistema de cura que embora tenha nascido na Índia, está ao alcance de todos! A fisiologia, a fisiopatologia (mecanismos da doença), o diagnóstico e o tratamento ayurvédicos foram desenvolvidos por sábios de irradiante luz e poderoso intelecto. É claro que isso forma uma incrível ciência, riquíssima e eficaz. Porém, essa riqueza não se traduz em algo inalcançável, pelo contrário.

eva uviedo

Ao atender meus pacientes procuro incentivá-los a saírem da zona de conforto, porém deixo claro para não se boicotarem. Fazer aquilo que está ao próprio alcance, ciente da dificuldade que é modificar hábitos, estabelece certo limite entre buscar aderir o ayurveda sem se impor uma rotina e alimentação totalmente fora do próprio alcance.

É claro que o nível de dificuldade difere entre as pessoas, mas certas mudanças podem ser tão gratificantes que basta o primeiro passo. Entao, abaixo, está uma pequena lista de simples práticas ayurvédicas. É claro que quando a pessoa deseja aprofundar-se ou tratar alguma doença, existem práticas muito mais direcionadas e certeiras. Mas quem sabe você não se anima com a lista abaixo e adere um pouco dessa maravilhosa ciência no seu dia a dia?

  1. Beber água em temperatura ambiente
  2. Fazer uso de chás digestivos depois das refeições (gengibre, camomila, erva doce)
  3. Deixar o costumeiro doce de depois do almoço para o meio da tarde (de preferência uma fruta)
  4. Evitar o consumo de industrializados em geral
  5. Só comer com fome
  6. Acordar com o sol
  7. Evitar preparar massas e carnes com derivados de leite (molho branco)
  8. Trocar o leite de vaca pelo leite vegetal (coco, amêndoas, arroz) no preparo de molhos
  9. Respeitar os sinais do corpo: descansar quando sentir necessidade, movimentar-se quando sentir muita letargia, aquietar-se quando sentir ansiedade
  10. Jejuar ou fazer monodieta ocasionalmente para desintoxicar-se
  11. Desenvolver a autopercepção e se alimentar apenas daquilo que te faz bem, frequentar locais que são saudáveis e se comportar de maneira benéfica a si próprio
  12. Hidratar a pele com óleos naturais
  13. Praticar exercício físico e/ou exercícios de consciência corporal
  14. Estar atento à respiração para harmoniza-la sempre que sentir seu fluxo rápido demais
  15. Evitar líquidos gelados, gasosos, açucarados e sucos concentrados durante as refeições
  16. Evitar açúcar refinado
  17. Comer em locais calmos, se estiver acompanhado que o assunto seja agradável
  18. Adicionar temperos e especiarias no preparo das refeições (cúrcuma, cominho, mostarda grão, coentro, tomilho, manjericão, pimenta do reino, gengibre, entre outros)
  19. Dormir no silencio (sem televisão)
  20. Comer a quantidade que te satisfaça e não te empache
  21. Quando adoecer, dar tempo do corpo recuperar-se sem mascarar demasiadamente os sintomas com medicamentos alopáticos
  22. No caso das mulheres: respeitar o período menstrual como um momento de desintoxicação natural, não sobrecarregando o corpo com alimentos pesados ou álcool. Praticar o autocuidado neste período e compreender que a sensibilidade aumentada é uma oportunidade para o recolhimento e entendimento das próprias questões.
  23. Ter consciência da própria ação como geradora de efeitos secundários para os outros, para o meio ambiente e para o próprio espírito e, por isso, buscar contribuir com a felicidade de todos e de si próprio
  24. Harmonizar-se com os ritmos da natureza e ouvir a inteligencia do corpo durante as estações: adotar alimentaçao mais leve e refrescante no verão e primavera e mais quente e nutritiva no outono e inverno

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