Qual alimento é bom para o meu dosha?

Fresh vegetables from farmers marketFresh vegetables from farmers market

Vata, Pitta e Kapha. Muitas pessoas ficam perdidas só com esses nomes. Ayurveda já está bem presente aqui no Brasil, porém ainda é novidade para a maioria das pessoas. O que para nós, terapeutas, professores de yoga e estudiosos dessa ciência já é muito familiar – como os doshas citados acima – soa esquisito e difícil para outros.

Muitas pessoas chegam interessadas em modificar a alimentação. Quando descobrem o dosha da sua constituição ou que está agravado em seu corpo, ocupam-se de saber se aquele ou este alimento é bom para o dosha que se pretende equilibrar. Visto por essa ótica, ayurveda pode se tornar extremamente burocrático! E aí, incorporar as práticas ayurvédicas no dia a dia fica chato e complicado.

Por isso, antes mesmo de se fixar em uma lista de alimentos, existem regras básicas, mais essenciais para manter os doshas equilibrados. Upayogasanstha é o nome dado a essas regras. São elas:

– Só comer com fome
– Não comer antes de digerir a refeição anterior
– Comer em lugar calmo
– Não comer vendo televisão
– Mastigar adequadamente
– Não comer ansioso, irritado ou sob forte emoção
– Agradecer, fazer uma prece ou nutrir sentimento de gratidão pelo alimento que será ingerido

Além disso, outra ferramenta que simplifica muito essa tarefa de saber qual alimento é bom para o dosha que você precisa equilibrar é aprender a premissa básica do ayurveda: oposto reduz oposto e semelhante aumenta semelhante. Munido desta informação, procure sempre contrariar os atributos do dosha em excesso em você, ou presente no clima.

Vata é frio, seco, leve, sutil, móvel, duro, áspero, claro, agitado. Portanto, a alimentação para equilibrar este dosha deve ser  oleada, nutritiva, com molhos e com os alimentos cozidos. O outono e o inverno são estações que devemos seguir uma dieta mais para este dosha.

Pitta é quente, ligeiramente úmido, leve, sutil, fluido, móvel, penetrante, macio, suave e claro. A alimentaçao ideal para este dosha, que predomina no verão, deve ser , refrescante, nem tão leve, nem tão pesada. Pode conter mais alimentos crus.

Kapha é frio, úmido, pesado, denso, estático, lento, suave, turvo, pegajoso. Uma alimentação seca, leve, morna e cozida é o ideal para pacificar este dosha. Este dosha está presente na primavera e na primeira metade do verão.

No workshop que dou sobre como incorporar as práticas ayurvédicas do dia a dia, dedico uma parte a ensinar como identificarmos os atributos das comidas e utilizo um esquema de conjuntos e interseções para que os alunos possam consultar e fixar os atributos dos doshas. Disponibilizo aqui para os leitores este quadro.

atributos

Este material faz parte do workshop Ayurveda na Vida Diária

Porém, existe uma forma ainda mais simples de saber se sua alimentação está adequada ou não. Se na maior parte do seu dia você consome alimentos frescos, mais próximos do natural o possível, ou seja, não processados, come as frutas da estação, come de acordo com a sua real fome, evita industrializados, frituras, açúcar branco, tempera bem seus pratos com especiarias naturais no lugar de temperos artificiais, então sua alimentação já é excelente.

Nesses casos, ajustes simples já são suficientes, como regular os horários, evitar beber sucos concentrados ou refrigerantes durante as refeições, modificar um habito aqui, reforçar outro ali, tudo de acordo com o que é possível para a sua rotina. Dessa forma ayurveda fica simples e prático!

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