Outono: recomendações ayurvédicas para manter a saúde na estação de transição para o inverno

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Enfim o outono! Aqui debaixo da linha do Equador é um alívio para muitos de nós (principalmente para os Pittas!!) a chegada dessa estação! Mais amena, menos úmida. Ayurveda sempre considera os cuidados com a saúde, incluindo a dinacharya (práticas diárias) e alimentação, de acordo com as estações. Tem até um termo para se referir aos cuidados específicos para cada estação, é o ritucharya. O segredo para se livrar das listas intermináveis de alimentos, aromas, óleos e práticas ideais para cada estação é ficar ligado no conceito de atributos e saber que, com algumas exceções, devemos sempre buscar o equilíbrio por meio da teoria dos opostos: oposto reduz oposto.

Como usar isso na prática? Vamos lá! Acabamos de sair do verão, uma estação quente e úmida, características típicas do dosha Pitta. Então, alimentos e atividades refrescantes eram ideais, além de pouco óleo na comida e no corpo. O outono é uma estação de transição para o inverno e já é mais seca e fria, atributos do dosha Vata. Por isso, podemos começar a incorporar alimentos mais nutritivos, quentinhos, úmidos, oleados. Além disso, já podemos procurar nosso terapeuta ayurvédico para sessões de abhyanga (massagem com óleo), auxilio para começar a dieta antiama e indicações de ervas para possíveis incômodos. As pessoas do dosha Vata podem começar a apresentar sintomas de constipação, por exemplo.

A dieta antiama é uma alimentação para favorecer o funcionamento do organismo, no sentido de digerir e eliminar toxinas e fortalecer o corpo. Isso deve ser feito sempre que ficamos doentes ou nas estações de transição: outono e primavera. Porém, para cada pessoa, há um tempo indicado para permanecer na antiama, além de ervas que podem ser usadas durante o período da dieta para intensificar o processo, e isso só um terapeuta ou médico ayurvédico pode identificar.

OUTONO – Estação de transição – Vata

– Uso de chás que aquecem
– Caminhadas ao sol
– Automassagem diária com óleo de gergelim, mostarda ou girassol
– Evitar alimentos crus e bebidas geladas
– Olear a comida com azeite ou ghee, preferir alimentos cozidos, inclusive as frutas
– Pingar duas gotas de ghee ou óleo de gergelim morno nas narinas antes de dormir caso sinta ressecamento das mucosas com a diminuição da umidade

autummDicas para se alimentar adequadamente

Não fique preso às minhas sugestões. Crie seus próprios pratos, lembrando que especiarias que aquecem são ideais para essa estação, como canela, gengibre, cravo, pimentas (para os Pittas, em pouca quantidade), cúrcuma, cardamomo. Acrescente especiarias nos pratos e isso já é bem benéfico! Lembre-se: a medida que as especiarias tendem aquecer, elas tendem a secar também. Por isso, pratos mais molhadinhos e oleados devem acompanhar a adição dos temperos.

Maçã cozida com canela, mingau de fubá ou aveia com frutas cozidas e canela, raízes cozidas com especiarias e oleadas com ghee, azeite ou óleo de coco, sopas e caldos. São muitas as opções! Com o alívio do calor, já dá para voltar a fazer uso dos chás! Todos são permitidos, devendo evitar os muito amargos que tendem a secar e resfriar o corpo. Então, os florais e picantes são os ideais: camomila, hibisco, gengibre, cardamomo, cravo, canela, entre muitos outros!

Para as pessoas de biotipo Vata e Pitta que tem acesso a um leite de qualidade – ou seja, retirado com respeito ao animal tratado de forma natural, sem uso de antibióticos e sem ser submetido ao ritmo frenético da industria – essa é uma boa estação para fazer uso da bebida. O leite deve sempre ser consumido morno e com especiarias. Se mesmo assim notar o aumento excessivo de muco nas vias respiratórias, cortar o consumo. As pessoas de biotipo Kapha devem continuar a evitar o consumo de leite.

Use sua criatividade! Também aproveite o clima de recolhimento e contemplação que o outono traz.

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