Afeto e amor: remédios para o sobrepeso

Ilustração Eva UviedoIlustração Eva Uviedo

O ayurveda tem uma visão muito particular dos processos metabólicos do corpo. Nada é só fisiológico ou só energético, ambos estão envolvidos nos desequilíbrios. Para explicar e solucionar o excessivo acúmulo de tecido e sobrepeso não seria diferente, o que torna diferenciada a abordagem da obesidade dentro deste sistema milenar de cura e prevenção. É claro que a dieta e o estilo de vida modernos corroboram para que a obesidade ganhe status de epidemia como é hoje em dia, mas aqui vamos tratar do típico caso de sobrepeso, que envolve principalmente o dosha Kapha. E no tratamento para reduzir o excesso de Kapha, dois fatores devem ser obrigatoriamente contemplados: a ansiedade e a carência.

Ilustração Eva Uviedo

Ilustração Eva Uviedo

É fato que sempre é mais fácil agravarmos o dosha, ou um dos doshas, presentes na nossa constituição. Pessoas com Kapha prevalente na constituição original são naturalmente mais robustas, dificilmente serão magras ou como ditam os padrões atuais de beleza. Emocionalmente, são pessoas que gostam de dar e receber carinho e possui maior necessidade de preencher, com as relações, o vazio existencial inerente ao ser humano.

Ilustração Eva Uviedo

Ilustração Eva Uviedo

Por isso, na minha prática, antes de indicar uma dieta para reduzir Kapha no corpo, indico um programa semanal de abhyanga (massagem com óleo) e ervas para pacificar Vata na mente, ou seja, para reduzir a ansiedade. Dessa forma, o ayurveda trabalha na origem emocional do problema. Abhyanga é uma terapia de snehana. Snehana é uma palavra que pode ter dois significados: oleação e afeto. Não a toa, todo paciente com Kapha em excesso precisa de boas doses de afeto para sentir-se novamente pleno.

O paladar é o sentido deste dosha. Por isso, para se sentir preenchido, os Kaphas procuram no alimento esse senso de plenitude. São pessoas quase sempre dispostas a “comer uma coisinha”. Lembrando que excesso de peso geralmente também tem o dosha Vata agravado na mente, se apresentando na forma de ansiedade.

Por isso, para conter ou reduzir o excesso de peso, uma dieta muito restritiva como primeira medida geralmente desembocará em mais ansiedade e sensação de “vazio interno” e, consequentemente, no fracasso. É preciso primeiro dar segurança e afeto à pessoa. Reduzir sua ansiedade, para, aí sim, apostar na reeducação alimentar, ou iniciar juntos os dois caminhos. Só assim essa pessoa deixará de ver na comida e na retenção do alimento dentro do corpo a ferramenta para obter segurança e plenitude.

Então, se você que está lendo é uma pessoa com excesso de Kapha, lembre-se de cultivar primeiro o autoamor. Escolha um horário do dia, faça automassagem com óleo de girassol ou mostarda com óleos essenciais de aroma cítrico. Procure um terapeuta ayurvédico para indicar ervas apropriadas para redução da ansiedade e melhora do metabolismo e para montar um programa de rotina e alimentação para o equilíbrio gradativo deste dosha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>