Uma prática ayurvédica para todos

dica-jala-neti-lota-a-limpeza-nasal-com-c3a1gua-e-sal

Se eu tivesse que escolher apenas uma prática ayurvédica para adotar no meu dia a dia, sem sombra de dúvida seria o uso do lota. Para quem ainda não conhece esse instrumento de limpeza fantástico, o lota é uma espécie de bule de cerâmica com um bico mais comprido. Ele é usado para limpeza das narinas. Podemos colocar só água morna com sal, mas também há preparações mais elaboradas, com óleos e ervas. Mas porque a limpeza das narina com o lota é tão importante?

Meu lota!

Meu lota!

As narinas são as principais portas de entrada de prana do corpo. Neste caso estamos falando de prana como oxigênio mesmo. Simples assim. Nada místico, mas sim fisiológico. Nosso corpo, nossas células precisam de prana, ou seja, oxigênio, circulando corretamente para funcionar em harmonia. Nossa disposição depende da correta circulação de prana, nossa saúde como um todo.

A limpeza das narinas com o lota também harmoniza o fluxo energético do copo, sobretudo dos nadis Ida e Pingala, que são os dois principais nadis do corpo. Nadis são espécies de caminhos energéticos mapeados pelos sábios ayurvédicos, por onde circula um prana mais sutil. O Ida está localizado no lado esquerdo, é referente à energia feminina do corpo. Já Pingala circula pelo lado direito e rege o masculino em nós. Mante-los em equilíbrio é essencial para a saúde do corpo e da mente.

Como o lota desobstrui e promove a limpeza da principal porta de entrada de prana no corpo, colabora para equilibrar também todo o restante que depende da correta circulação de oxigênio. Além disso, o lota desobstrui toda a região dos sinus, inclusive o canal lacrimal, prevenindo as alergias.

Uma dica para intensificar o processo é após o uso do lota, praticar o pranayama Nadi Shodhana, a respiração alternada, conforme explicação abaixo. Para aquietar a mente, começar o exercício inspirando pela narina esquerda e para estimular os sentidos, começar pela narina direita.

Como qualquer exercício de respiração, deve ser precedido por um esvaziamento completo dos pulmões. Inicie inspirando com a narina esquerda, procurando mentalmente atrair o prana (energia vital) universal. Retenha a respiração, bloqueando ambas as narinas. Depois expire pela narina direita e repita o procedimento descrito acima. Agora inspire pela direta e em seguida faça o mesmo procedimento bloqueando ambas as narinas e expirando pela esquerda, completando o ciclo. Siga alternando.

Para fechar uma narina deixando a outra livre, use a mão direita. Dobre o dedo indicador e o médio e leve à altura do nariz. Quando quiser bloquear a direita, pressione com o polegar e quando quiser vedar a esquerda, use o anular que está junto ao mindinho. Para bloquear ambas, comprima ao mesmo tempo.

neti_ayurvedaUma receita básica para o uso do lota é uma solução de água morna com sal de rocha (sal rosa). O ponto certo é deixar a água com gosto similar ao de lágrima. Para quem deseja se aprofundar, recomendo a leitura do livro “Neti: Segredos Terapêuticos do Yoga e do Ayurveda”, de David Frawley. Pequeno, porém precioso com indicações de ervas para diversas situações como alergias respiratórias.

Use o lota sempre ao acordar e/ou antes de dormir, lembrando que não é recomendado ir para ambientes com ar condicionado após, nem pegar friagem ou vento forte. No caso de gripes, crises alérgicas e resfriados, a limpeza pode ser feita três vezes ao dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>