Rotina: um santo remédio!

6o3yEjkZWdGWny9MZWdGhCKv

Seguir uma rotina diária pode ser algo extramente difícil para algumas pessoas por vários motivos. O trabalho às vezes não deixa, ou mesmo pode ser entediante demais para algumas personalidades. Um dia a dia regrado pode ser difícil também por conta da falta de disciplina e constancia na realização das tarefas, mas digo: rotina faz bem e deve ser adotada. Observe a natureza, os ciclos dos dias. Todo dia, sol e lua, dia e noite. A natureza segue uma rotina, um ciclo perfeito que deve nos direcionar. O sábios ayurvédicos sabiam bem disso e cuidaram de incluir os ciclos diários dos doshas na construção de hábitos saudáveis. Por isso, durante o dia, cada período guarda uma oportunidade de realizarmos tarefas ideias para aquele momento.

tumblr_m1p7vi1d7t1qlcgcwo1_500Primeiro, acordar! Devemos despertar não muito mais depois que o sol nasce, o que significa por volta das 6h. Isso, porque o final primeiro período do dia, regido pelo dosha Vata – que vai de 2h às 6h – é o momento ideal para levantar. Vata denota fluidez, movimento. Não à toa, pois possui ar e éter na sua composição, dois elementos fluídos. Sabe aquela sensação de torpor que ficamos durante o dia todo quando levantamos tarde? Isso se deve quando atravessamos esse período Vata e adentramos o primeiro ciclo do dosha Kapha, que vai de 6h às 10h, dormindo. O horário Kapha não é bom para dormir, pois é um dosha mais ligado à inércia. Quando permanecemos dormindo no horário de Kapha, tendemos a agravar esse dosha e sonolência é um dos sintomas.

Aliás, por isso que o café da manhã deve ser uma refeição nutritiva, porém não tão pesada, porque é realizada no período Kapha. Exercícios físicos são ideias durante as primeiras horas de Kapha, sobretudo os aeróbicos, como caminhadas. Oposto reduz oposto. Regra básica do ayurveda. Se exercitar no período Kapha evita com que este dosha se agrave.

Pitta é o dosha do metabolismo, da transformação, com o elemento fogo em sua constituição. Pitta começa às 10h e termina às 14h. O auge de Pitta é ao meio dia. Por isso devemos realizar nossa principal refeição, o almoço, entre 12h e 13h, pois é quando estamos com nosso agni, poder digestivo, potencialmente mais forte! E não por acaso. No ayurveda estamos conectados com a natureza e também ao meio dia é o momento em que o sol está a pino. Sol, fogo, agni, digestão. Tudo interligado.

Para aprender a avaliar seu estado de saúde, segundo o ayurveda, e saber mais sobre como aderir essa ciência incrível no seu dia a dia, compre meu e-book “Ayurveda na Vida Diária – uma manual para incorporar a ciência ayurvédica no dia a dia”. Clique aqui!

Às 14h começa o segundo ciclo de Vata. Tanto no primeiro período como no segundo, Vata também favorece a prática de atividades espirituais, como meditação, prática de yoga. Por isso muitos yogues julgam ser às 4h o melhor horário para meditar, o que pode ser um tanto sacrificante para nosso estilo de vida moderno. Reserve um tempinho da sua tarde e faça aquele pranayama (exercício de respiração) ou meditação. É comum sentir fome no final do segundo ciclo de Vata, lá pelos 16h, 17h, e isso é bom!. Fazer um lanche neste momento é uma ótima forma de evitar o agravamento de Vata. Evite usar bebidas estimulantes nesse momento.

Segundo ciclo de Kapha, das 18h às 22h. O jantar deve ser mais leve que o almoço, pois nosso poder digestivo e metabólico está reduzido neste período. Algumas pessoas sentem-se muito estimuladas ao fazer exercício físico nesse período, e consequentemente com dificuldade para dormir depois, sobretudo as de constituição Vata. Mas, no início deste ciclo de Kapha, o exercício físico também é apropriado. Lembrando-se que, perto das 21h e 22h o ideal é ir aquietando a mente para se preparar para o repouso.

Das 22h às 2h, o segundo ciclo de Pitta no dia. O ideal é já ter feito todas as refeições até o inicio deste ciclo, pois neste momento Pitta vai cuidar de transformar e digerir o que foi consumido durante o dia, tanto a comida, quanto as percepções dos sentidos. Algumas pessoas sentem fome nesse período ou mesmo acordam com fome. Uma fruta é o ideal para contornar o problema, pois apesar de regido por Pitta, este não é um bom momento para ocupar o organismo com a digestão de alimentos pesados, já que logo estaremos deitados para dormir.

É importante ressaltar que as recomendações de dinacharya (rotina diária) são parte do tratamento ayurvédico e elaboradas de forma personalizada, para cada constituição. Há peculiaridades em cada ser vivo e isso deve ser levado em conta. Por isso, caso queira adotar o ayurveda, consulte um terapeuta ou médico ayurvédico.

Depois de lido este texto, dê uma olhadinha na ilustração, ela pode te ajudar a organizar melhor seu dia a dia, assim espero!

ciclodiario

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>