Esquentou, derreteu, entupiu! Medidas para o início do verão

summer-sun-hat-in-a-field

Pode parecer que não, mas o início do verão é uma época do ano em que normalmente as pessoas tendem a manifestar problemas nas vias respiratórias, como rinite, sinusite, estados gripais e resfriados. Mas por que?

O que acontece é que antes da primeira fase do verão estávamos numa estação mais amena, a primavera. Todo o muco que produzimos ficou retido por estar mais denso durante o outono e o inverno, que são estações frias. Quando esquenta um pouco na primavera, a tendência é que boa parte do muco já derreta e congestione as vias respiratórias. Logo no início do verão, quando a temperatura aumenta mais um pouco esse processo pode tornar a acontecer e causar congestão nasal.

dica-jala-neti-lota-a-limpeza-nasal-com-c3a1gua-e-sal

Lavar as narinas com água morna com sal rosa todos os dias é a principal forma de impedir a inflamação das vias respiratórias

Num organismo saudável, é bem possível que isso aconteça e o corpo vai dar conta de eliminar o muco sem causar maiores incômodos. Agora em pessoas que consomem muito laticínios, comidas pesadas, farináceos, industrializados, doces, refrigerantes, ou seja, tem uma alimentação ruim, o que seria apenas uma sensação de resfriadinho por um ou dois dias, pode virar uma sinusite, a inflamação dos sinus.

Sabendo desta tendência de agravar Kapha na primeira metade do verão, o ayurveda tem recomendações simples e eficazes. Não podemos adotar todas as medidas para reduzir Kapha, sobretudo as que recomendam o uso de especiarias picantes, porque seria insuportável por conta do calor e poderíamos agravar Pitta – lembrando que o verão já é uma estação Pitta. Tome nota das recomendações!

  1. Lave as narinas com água e sal rosa. Use o lota, aquele pequeno bule de cerâmica com um bico comprido. Se tudo estiver bem, ao acordar e antes de dormir. Se estiver congestionado, três vezes ao dia.
  2. Evite laticínios. Se estiver com sintomas de congestão nasal, corte totalmente.
  3. Prefira refeições leves e bem temperadas. Evite carne vermelha, molhos, frituras, massas e pães com farinha refinada, açúcar refinado.
  4. Amargo! Aposte neste sabor. Ele ajuda a secar as secreções, a desintoxicar e refresca.
  5. Evite sorvetes e bebidas muito geladas. Sucos leves e fresquinhos, água fresca, isso pode. Agora bebidas congeladas aumentam o muco e sorvete é a combinação perfeita para aumentar as secreções: leite, açúcar e gelo! Evite-o!
  6. Água morna pela manhã ajuda! Uma infusão de alecrim com poucas rodelinhas de gengibre é excelente também para prevenir e curar estados gripais com a presença de muco.

    limao-alecrim-e-gengibre-para-reduzir-medidas1Coloque um raminho de alecrim e três rodelinhas de gengibre em uma xícara de água quente. Abafe por cinco minutos e pronto!

  7. Para processos inflamatórios das vias respiratórias: dieta antiama, chá de gengibre com limão e assepsia das narinas com água morna e sal com lota três vezes ao dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>