A importância de vomitar

female-abdominal-pain

A maternidade é no mínimo uma lição por dia. Observo minha filha e aprendo como o corpo humano é perfeito quando não interferimos sem necessidade nos seus mecanismos de autorregulação. Depois que me formei em ayurveda aprendi que é importante vomitar, sobretudo quando há vontade. Mas sem vontade também tem indicação de induzir, quando há excesso de Kapha. Hoje, vi minha filha pacificar seu Kapha, assim como muitas crianças fazem, de forma totalmente natural.

Ha poucos dias escrevi aqui sobre como o muco pode aumentar no início do verão (leia aqui). Semana passada, foi batata: Maria Flor acordou um dia muito congestionada. Sem sintoma de gripe, apenas como muito muco nas vias respiratórias. No ayurveda a gente aprende que oposto reduz oposto, semelhante aumenta semelhante. Então, se resfriou, precisamos esquentar. Porém, todo cuidado com as crianças. Elas estão na fase Kapha da vida e precisam estar, porque estão formando tecido. Não devemos esquentar muito uma criança, ainda mais um neném.

listen_to_your_body_it_s_smarter_than_you_-_lovesurfLá fomos nós. Banho sempre morninho. No chão do box, gotinhas de óleo essencial de eucalipto com água fervendo em cima para vaporizar e ela inalar durante o banho. Massagem com uma pomada a base de copaíba, cânfora e outras ervas com propriedades desobstrutoras no pé. Muito soro para lavar as narinas uso do Nosefrida, um santo sugadorzinho de nariz de bebê.

 

Tudo isso vai ajudando a expectorar o muco, mas a criança não sabe cuspir. Então ela vai engolindo esse muco que vai parar no estômago. Excesso de muco no estômago dificulta o trabalho da digestão e pode agravar ainda mais o dosha Kapha e gerar ainda mais muco. Induzir o vômito em adultos com excesso de Kapha no estômago é indicado pelo ayurveda. O vamana é o nome para o vômito terapêutico. E funciona! Mas como o organismo do neném é sábio, ele geralmente faz muitos vamanas espontaneamente. Nenéns tem facilidade para vomitar.

Foi tiro e queda, Maria do nada vomitou. E ela vomitou um pouquinho do jantar em muito, muito muco! E depois sabem o que aconteceu? Ela ficou totalmente desobstruída! A natureza do corpo é linda e sábia!

Vomitar é realmente bem incômodo, mas pode resolver instantaneamente um problema que irá se arrastar por dias caso a pessoa resista! Há algumas maneiras de limpar o muco do estômago. Beber água morna com sal em jejum de manhã, ou com ervas próprias para isso. Caso ache que seu problema pode ser resolvido com o vamana, procure orientação para fazê-lo, sobretudo para saber se você realmente precisa do vômito terapêutico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>