Alimentaçao e dinacharya para digerir e eliminar toxinas

3355a9817517fab9e19a63e40e2c33e9A alimentação antiama é quase sempre o primeiro passo no tratamento ayurvédico. Ele deve ser adotada caso você tenha detectado sinais de ama como os descritos no capítulo sobre este tema. Também devemos fazer algumas semanas de antiama nas estações de transição, que precedem as estações bem demarcadas pela presença dos doshas, na segunda metade da primavera e na segunda metade do outono.

As pessoas com excesso do dosha Vata devem fazer a antiama por no máximo uma semana. Já as pessoas sob o domínio do dosha Pitta podem fazer cerca de duas semanas de antiama, e as pessoas com excesso de Kapha podem mais tempo, até três semanas. Não há uma regra a ser seguida em relação ao tempo, depende da finalidade pela qual se adota este tipo de alimentação.

A antiama pode ser adotada sempre que você não se sentir bem, quando perceber que a digestão está lenta. A mulher, em especial, pode adotar essa alimentação durante o período menstrual e na semana que antecede a menstruação para minimizar os incômodos.

Não há contraindicação para a dieta antiama, porém, os muito magros e fragilizados por alguma doença devem ter cuidado com o aporte de comida, que não deve diminuir.

REGRAS BÁSICAS

– TUDO COZIDO. NADA INDUSTRIALIZADO OU CRU
Para o ayurveda, o alimento cozido está pré-digerido, e por isso será de mais fácil assimilação pelo corpo, bem como dará menos trabalho para a digestão. Como a intenção desta alimentação é deixar o corpo digerir toxinas acumuladas e eliminá-las por meio da excreção (fezes e urina), se nutrir de alimentos de fácil digestão é primordial.

– SÓ COMER COM FOME
Durante a alimentação antiama, a fome é mandatória. Então, a regra é comer apenas se tiver fome.

– NÃO COMER ANTES DE DIGERIR A REFEIÇÃO ANTERIOR
Não se alimentar novamente apresentando sintomas da digestão da refeição anterior, como arroto com sabor da comida.

– COMER EM LUGAR CALMO

– NÃO COMER VENDO TV OU DISCUTINDO

– MASTIGAR ADEQUADAMENTE

– NÃO COMER ANSIOSO, IRRITADO OU COM FORTE EMOÇÃO

– NÃO TOMAR LÍQUIDOS GELADOS, SUCOS DE FRUTAS E BEBIDAS AÇUCARADAS E GASEIFICADAS

– USAR ESPECIARIAS NO PREPARO DOS PRATOS: GENGIBRE, CÚRCUMA, CARDAMOMO, ASSA FÉTIDA, COMINHO, ERVA-DOCE, ORÉGANO, ALECRIM, COENTRO, PÁPRICA, PIMENTA DO REINO, MOSTADA GRÃO…

Embora a antiama seja basicamente voltada à alimentação, gosto de sugerir algumas práticas diárias que colaboram para a eliminação das toxinas da mente, enquanto o paciente segue a dieta. Essas práticas podem ser adotadas de forma independente.
– CONTATO COM A NATUREZA
Caso você faça exercícios em academia, busque, durante a antiama, exercitar-se ao ar livre, em contato com a natureza. Se você não pratica exercício, adote caminhadas diárias ao amanhecer ou entardecer, na praia, no parque, no campo. Contemple a natureza, ligue-se à força e à sabedoria da terra, olhe para o céu, contemple o luar, os animais. Isso enche a mente de impressões sattwícas.

– TELEVISÃO E INTERNET
Além do conteúdo duvidoso, a televisão estimula os sentidos, bem como o uso de telefones e tablets conectados à internet. Fazer um jejum dos sentidos, na medida do possível, ajuda a acalmar as ondas mentais. Caso você trabalhe em frente ao computador, ou com informação, atenha-se a ter contato com essas tecnologias no horário de trabalho. Se puder, corte totalmente. Para exercitar a mente, leituras sadias, músicas calmas e relaxantes são ideais.

– CONSCIENCIA CORPORAL
Pratique algum exercício de consciência corporal, como yoga ou tai chi. Isso melhora o nosso contato com o próprio corpo e auxilia no entendimento dos sintomas e sinais. Ficamos mais despertos e conectados com nós mesmos.

– MEDITAÇÃO E RESPIRAÇÃO

pranayamaMedite e pratique pranayamas diariamente nos horários de transição do dia, ao amanhecer e ao anoitecer. Sente-se, feche os olhos, preste atenção na sua respiração, no seu corpo. O pranayama que aconselho é o da respiração polarizada, a seguir:

– Tape a narina direita com o dedo polegar, inspire pela narina esquerda.
– Retenha, tape a narina esquerda, solte a direita e expire por ela.
– Inspire pela direita, retenha novamente.
– Tape a narina direita e solte o ar pela esquerda.
– Inspire pela esquerda e vá alternando.

Esse é um pranayama muito estabilizante, calmante. Isso vai equilibrar os nadis (canais por onde circula a energia mais espiritual).

NÃO CONSUMIR

– Carnes
– Frituras
– Qualquer industrializado
– Álcool
– Açúcares de confeitaria
– Leite e derivados
– Alimentos (incluindo frutas, verduras, folhas, legumes) crus. No máximo, mamão
– Pão (exceto tostado)
– Bebidas geladas, gasosas e sucos concentrados
– Brócolis, couve-flor, repolho, berinjela, batata inglesa e tomate
– Cebola e alho crus
– Feijões (exceto mung e lentilha libanesa)
– Chocolate
– Café

Evitar: nozes e castanhas

IMPORTANTE – O USO CONSTANTE DOS CHÁS

Consuma chás estimulantes do agni o dia todo: gengibre, hortelã, alecrim, manjericão, hibisco, dente de leão, cardamomo.

USO DAS ESPECIARIAS NA COMIDA

Sempre prepare as refeições com especiarias como cúrcuma, cominho, coentro, assa fétida, páprica, pimenta do reino, mostarda grão, feno grego, erva doce, gengibre.

– Acorde com o sol
– Fazer o desjejum com água morna e gotinhas de limão. Se tiver muco, usar mel com mais de 6 meses de fabricação
– Não dormir de dia
– Caminhar 15 minutos após as refeições
– Almoçar até às 13h
– Jantar até às 20h
– Se não sentir fome na hora do almoço, consumir tirinhas de gengibre com uma pitada de sal e uma pitada de açúcar ou chá de gengibre
– No lanche da tarde só comer se tiver fome
– Jante, pelo menos, 2 horas antes de ir deitar-se

O LEMA É: TUDO COZIDO, FRESQUINHO E BEM TEMPERADO, SEMPRE!

Sugestão de cardápio para dieta antiama

Café da manha e lanche da tarde

– Tapioca com mel
– Tapioca com maçã cozida e canela
– Musli (maça e banana cozida com canela batidos com mamão)
– Pão integral tostado com ghee ou com mel
– Batata doce com mel ou com ghee

kichadiAlmoço e Jantar

– Kitchari (arroz basmati com lentilha e legumes permitidos na antiama)
– Lentilha com purê de inhame e couve cozida
– Arroz integral, legumes cozidos (temperados com massala para Vata) e chutney de abacaxi
– Caldos e sopas dos legumes permitidos na antiama (inhame, batata doce, batata baroa, cenoura, chuchu, abobrinha, vagem) com especiarias para estimular o agni.
– Sopa de inhame com coentro fresco e sal
– Escondidinho feito com purê de inhame e legumes cozidos e bem temperados (pimenta do reino)
– Macarrão de arroz temperado com especiarias e azeite e vagem cozida
– Quinua com lentilha temperados com alho poro e especiarias mais couve refogada no ghee com raspas de cenoura cozida

Salada cozida
Brotos com couve, raspas de cenoura e abobrinha. Cozinhe tudo em pouca água até que evapores, refoque no ghee com especiarias, alho poro e sal.

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