Alimentação e Dinacharya para Kapha

ALIMENTACAO PARA PACIFICAR KAPHA
Palavras-chaves: picante e pouco

kaphachaA dieta para pacificar Kapha deve ser leve, seca e fresca, rica nos sabores picante e amargo, pois são sabores redutores. Como Kapha geralmente apresenta tendência para formar tecido em excesso e um agni pequeno, pouca quantidade de comida é o ideal para favorecer seu metabolismo.

Uma dieta muito rigorosa também não deve prevalecer, uma vez que pessoas sob o domínio do dosha Kapha colocam uma carga emocional na comida. Reduzir e restringir muito a dieta pode gerar muita ansiedade e desencorajar a pessoa.

Portanto o importante é sair da zona de conforto, mas não radicalizar. O mais importante numa alimentação para pacificar ou reduzir Kapha é evitar doces em geral; laticínios, pois aumentam muito o muco; bebidas e alimentos gelados (sorvetes, açaí gelado, sucos batidos com gelo), pois diminuem ainda mais o agni; beliscar entre as refeições.

É importante ressaltar que o sabor doce, mencionado abaixo não se refere apenas aos doces, mas também ao carboidratos em geral, como as raízes – aipim, batatas, inhame. Por isso, é importante buscar reduzir a ingestão desses alimentos ao longo do dia.

Os Kaphas são os que mais se beneficiam das especiarias e temperos. Todos tem o atributo de estimular o agni, fogo digestivo, por isso acrescente-os em todas as refeições, preferindo sempre os picantes como mostarda grão, feno grego, pimentas, gengibre. Consuma chás dessas especiarias regularmente, principalmente depois das refeições para digerir corretamente os alimentos.

Os tipos Kapha não costumam ter problemas com bebidas estimulantes, sendo permitido café ou chá preto ocasionalmente. Esse dosha se beneficia dos alimentos quentes e picantes, podendo agravar com alimentos crus, doces e pesados.

Em dias frios e chuvosos, esteja atento a fome real e consuma mais chás, principalmente o de gengibre.

Sabores terapêuticos: amargo, adstringente e picante
Sabores que prejudicam: doce, salgado e muito ácido

DOCE – presente nos carboidratos, amidos, como os cereais, grãos, raízes
(batatas, arroz, milho, inhame, mandioca, trigo, entre outros) e no açúcar.
SALGADO – os únicos alimentos salgados por natureza são as algas marinha
e alguns frutos do mar. Esse sabor é obtido pela adição do sal na comida.
ÁCIDO – alimentos fermentados e frutas ácidas.
PICANTE – geralmente presente nas especiarias, como gengibre e pimentas em geral.
AMARGO – vegetais verdes e plantas medicinais (boldo, carqueja).
ADSTRINGENTE - alguns legumes e vegetais e frutas ainda não maduras, com 
cica.

Atributos da sua alimentação: seca, leve, morna
Prato: 60% legumes e vegetais cozidos e 40% amidos, carboidratos, cereais, grãos

Evitar: doce, beliscar entre as refeições.

– Comer menos
– Tomar café da manhã bem leve ou fazer jejum pela manhã
– Beber somente líquidos mornos
– Pequenas porções e poucas vezes ao dia
– Estimular o agni
– Atividade física intensa
– Preferir alimentos cozidos e ter sempre a presença do sabor amargo nas refeições
– Picante e amargo é a combinação perfeita. Ex.: Couve refogada com pimenta

MONODIETA: pode ser feita até uma vez por semana, com os seguintes alimentos: maçã cozida com canela e cravo, sopa de legumes apimentada.

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DINACHARYA PARA KAPHA
Palavras-chave: movimento, leveza

sunshPRÁTICAS GERAIS

– Acordar antes do sol
– Fazer exercícios aeróbicos pela manha ou séries de yoga mais vigorosas com pranayamas desobstrutores (kapalabhati, bhastriká)
– Fazer o desjejum com água morna, gotinhas de limão e mel com mais de 6 meses de fabricação
– Jejuar pela manhã ou tomar um café da manhã leve, sem laticínios ou pães, apenas com frutas cozidas
– Almoçar entre 12h e 13h30 e jantar entre 19h e 20h
– Jantar caldos ou sopas
– Comer menos vezes em menores quantidades
– Fazer um jejum ou monodieta ocasionalmente
– Estimular a mente com estudos e o corpo com exercícios
– Em dias frios e chuvosos, movimente-se

“O sentimentalismo que conservam quanto à sua condição é um dos fatores que conservam essa condição.”
David Frawley, Uma visão ayurvédica da mente

Para equilibrar a mente e os sentidos

– Fazer caminhadas vigorosas, estimular o suor em áreas abertas
– Ouvir músicas estimulantes, mas sem exagero. Cantar diariamente
– Cores vivas e estimulantes como dourado, laranja, amarelo e vermelho
– Alimentação leve, sabor prioritário amargo e picante
– Aroma penetrante como almíscar, cedro, mirra, cânfora e eucalipto

Exercícios: aeróbicos, tomar sol, não dormir mais que 8h por dia. Exercitar a mente com jogos desafiadores

Emoções: desapego, amor altruísta, livrar-se da ambição. Romper com o passado e com a tradição.

Mantras: Aim, Om, Hum

Clique na imagem, imprima e cole na sua geladeira ou num local para o qual sempre olhe! Tem resumido tudo o que é ideal para equilibrar o dosha Kapha.

Para Kapha

 

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