Lista de alimentos bons para Kapha

IMPORTANTE: essa lista serve de parâmetro para o que é saudável para o dosha Kapha. Não significa que as pessoas de constituição Kapha ou com Kapha agravado devem comer apenas os alimentos descritos aqui. 

Frutas – optar pelas cozidas e com especiarias como gengibre, cravo, canela. As frutas secas em geral são boas para Kapha.
Amora, maçã, romã, toranja, damasco, limão

Legumes e vegetais – preferir os de folha e verdes, diuréticos. Cozinhá-los sempre com especiarias.
Jiló, alcachofra, alface, algas, aspargos, batatas, cebola, cenoura, coentro, cogumelos, couve, couve de Bruxelas, ervilhas, espinafre, feijão verde, broto de alfafa, broto de feijão, broto de girassol, milho, folha de mostarda, nabo, pimenta malagueta, pimentão, rabanete, salsinha, tomate (com moderação).

Cereais
Arroz, centeio, cevada, cevadinha, milho, quinua.

Feijões – devem ser deixados de molho em água por um tempo e cozidos com assafétida.
Ervilha, feijão azuki, feijão carioquinha, feijão, lima, feijão mung, lentilha, lentilha libanesa, tofu.

Nozes e semente – por serem muito gordurosas, são restritas à dieta para o dosha Kapha. As nozes devem ser consumidas sempre tostadas com gengibre, cardamomo.

Semente de abóbora, semente de girassol.

Laticínios
Por aumentarem muito o muco, devem ser retirados da dieta. Os de cabra, ovelha e carneiro são menos prejudiciais para os tipos Kapha.

Óleos
Cártamo, girassol, linhaça, milho, mostarda.

Açúcares
Deve evitar, apenas mel envelhecido (com mais de 6 meses de fabricação) podem se consumidos, pois tem a propriedade secante.

Ervas e especiarias
Cúrcuma, alecrim, alho, anis, assafética, cálamo, camomila, canela, cardadmomo, coentro, cominho, cravo, feno grego, funcho, gengibre, hortelã, louro, manjericão, manjerona, mostarda, noz moscada (com moderação por ser sedativa), orégano, pimentas, salsa, tomilho, alfavaca, capim-limão, cavalinha, dente-de-leão, jurubeba, pata de vaca.

 

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