Lista de alimentos bons para Pitta

IMPORTANTE: essa lista serve de parâmetro para o que é saudável para o dosha Pitta. Não significa que as pessoas de constituição Pitta ou com Pitta agravado devem comer apenas os alimentos descritos aqui.

Frutas – podem ser cruas. Quando muito ácidas, devem ser consumidas com um pouco de açúcares apropriados para Pitta.
Abacaxi, ameixa, amora, banana (contraindicado em casos de úlcera ou gastrites), caqui, damasco, figo, framboesa, laranja (com moderação), maçã, maga (bem madura), melões, melancia, pera, uva, pêssego (com moderação), romã, uvas, tâmara.

Legumes e vegetais – os de folhas e verdes são os ideais. Podem ser consumidos crus.
Abobora, abobrinha, jiló, aipo, alcachofra, alface, algas, aspargos, berinjela, coentro fresco, cogumelos, couves, couve-flor, ervilha, feijão verde, broto de alfafa, broto de girassol, broto de feijão, nabo, pepino, pimentão, quiabo, tomate (com uma pitada de açúcar), batatas, brócolis.

Cereais
Arroz, aveia, centeio, cevada, milho, painço, quinua, trigo.

Feijões e leguminosas – devem ser deixados de molho em água por um tempo e cozidos com assafétida.
Ervilhas, feijão azuki, feijão carioquinha, feijão lima, feijão mung, grão-de-bico, lentilha negra, lentilha libanesa, tofu

Nozes e sementes – cruas são mais apropriadas para esse dosha, porém devem ser consumidas com parcimônia por conter muita gordura.
Avelã, coco, semente de abóbora, semente de girassol, semente de lótus.

Laticínios – leites devem ser consumidos com canela, cardamomo, cravo. Queijos e iogurtes com mostarda grão e cominho.
Ghee, leite de vaca, manteiga, queijo fresco e queijo cottage.

Óleos
Azeite, coco, girassol, milho.

Açúcares
Mel, rapadura (com moderação), açúcar mascavo e açúcar demerara.

Ervas e especiarias
Cúrcuma, camomila, cardadmomo, coentro, cominho, funcho, hortelã, boldo, capim-limão, carqueja, cavalinha, dente-de-leão, erva-doce, espinheira santa, hibisco. Todos os chás florais são bons para Pitta.

 

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