Lista de alimentos bons para Vata

IMPORTANTE: essa lista serve de parâmetro para o que é saudável para o dosha Vata. Não significa que as pessoas de constituição Vata ou com Vata agravado devem comer apenas os alimentos descritos aqui.

Frutas – opte sempre pelas versões cozidas das frutas, quando possível, com especiarias, como cravo, canela, gengibre, cardamomo. Uma pitada de sal nas frutas ácidas, para Vata, é uma boa medida.
Abacaxi, ameixa, banana, caqui, cereja, damasco, figo, framboesa, laranjas, limão, mamão, manga, pera, pêssegos, romã, uvas, tâmara, tangerina, toranja.

Legumes e vegetais – as raízes, os picantes, cozidos com especiarias, oleados são bons para Vata.
Abóbora, abobrinha, batata (com ghee ou na manteiga), batata-doce, inhame, beterraba, cebola, cenoura, couve-flor, folha de mostarda, pimenta malagueta, quiabo, salsinha, tomate.

Cereais
Arroz, aveia, quinua, trigo.

Feijões e leguminosas – devem ser deixados de molho em água por um tempo e cozidos com assafétida. Os feijões em geral agravam Vata, por isso são restritos numa dieta para pacificar este dosha.
Feijão Mung, tofu, lentinha libanesa

Nozes e sementes
Amêndoa, amendoim, avelã, castanha de caju, coco, macadâmia, noz, castanha do Pará, pistache, semente de abóbora, semente de girassol, semente de gergelim, pinhão.

Laticínios – leite sempre fervido com gengibre, cardamomo e canela. Consumir morno. Queijos e iogurte com mostarda grão, cominho e pimenta.
Soro do leite coalhado, ghee, iogurte, kefir, leite de vaca, manteiga, queijo fresco, queijo cottage.

Óleos
Abacate, amendoim, azeite, cártamo, coco, gergelim, girassol, linhaça, mostarda, rícino.

Açúcares
Mel, melaço, rapadura, açúcares mascavo e demerara.

Ervas e especiarias
Cúrcuma, alecrim, alho, anis, assafétida, cálamo, camomila, canela, cardamomo, cominho, cravo, feno-grego, funcho, gengibre, hortelã, louro, manjericão, mostarda, noz moscada, orégano, pimenta do reino, salvia, tomilho, alfavaca, erva-doce, jurubeba, valeriana.

 

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